Recorde de movimentação no terminal paraense da Santos Brasil

O Tecon Vila do Conde, terminal operado pela Santos Brasil no estado do Pará, alcançou um recorde histórico de produtividade para a Região Norte do país no último dia 16 de novembro. Ao todo, foram 60,4 movimentos por hora (MPH) na operação de uma embarcação. Em dez horas de operação foram efetuados 604 movimentos e 580 contêineres foram descarregados do navio Seatrade White.

O terminal vem acumulando marcas inéditas na sua operação. Em setembro, por exemplo, bateu recorde de movimentação – 10.596 contêineres movimentados durante a operação de 13 navios. Para o diretor de Operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, o constante crescimento dos índices de movimentação e produtividade são resultado das melhorias conquistadas com investimentos que somam R$ 22,4 milhões no primeiro semestre de 2018, que possibilitaram a aquisição de um guindaste MHC com capacidade para içar até 125 toneladas, dez caminhões e três empilhadeiras reach stacker – uma para contêineres vazios e duas para cheios.

“Um elevado nível de serviço nas operações de cais é fundamental para suportar o crescimento da Região Norte do país. O recorde é consequência dos investimentos efetuados e de uma gestão de planejamento operacional detalhado e execução rigorosa”, diz Tavares.

Após a conclusão das obras, iniciadas em julho e previstas para chegarem ao fim no primeiro trimestre de 2019, o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá mais velocidade para a operação e mais capacidade de armazenamento, já que o piso em concreto viabiliza o empilhamento de até cinco contêineres.

Fonte: Tecnologística