ANTAQ realiza encontro sobre Sistema de Desempenho Portuário em Suape

ANTAQ realiza encontro sobre Sistema de Desempenho Portuário em Suape

Na ocasião, Também foi explanado sobre a implantação de mais um módulo do Sistema, o Acompanhamento de Preços Portuários – APP, que está em fase final de testes.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou nos dias 15, 16 e 17 últimos o 27º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema Desempenho Portuário –SDP, no Porto de Suape, em Ipojuca (PE). O evento contou com a participação de representantes de 29 portos organizados e, pela primeira vez, de 11 terminais arrendados e cinco terminais privados, todos especializados em movimentação de contêineres.

A coordenação do encontro ficou a cargo da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho – GEA/SDS, com o suporte do Complexo Industrial Portuário de Suape. Participaram 75 representantes de todo o país, o maior número até hoje.

O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados ao envio de dados para o SDP, avaliar a qualidade desses dados e discutir e deliberar com os representantes sobre aprimoramentos futuros do Sistema da ANTAQ.

Foi apresentado, em detalhes, o painel Estatístico Aquaviário, fonte oficial de dados do setor, que é referência nacional e internacional em estatísticas do setor aquaviário. Também foi explanado aos participantes a implantação de mais um módulo do Sistema, o Acompanhamento de Preços Portuários – APP, que está em fase final de testes e que será mais uma ferramenta para a ANTAQ conhecer o mercado regulado pela agência. Nesse sistema, participarão portos, arrendatários, terminais privados e operadores portuários.

Além de discussões técnicas, durante o último dia do encontro foi feita uma visitação por todo o complexo portuário, incluindo o Tecon Suape. Na ocasião, gestores do porto detalharam toda a logística interna do complexo, suas particularidades e planos para o futuro.

Fonte: ANTAQ

print