Prefeitura retoma parceria público-privada para manutenção da região do Porto Maravilha

Prefeitura retoma parceria público-privada para manutenção da região do Porto Maravilha

A prefeitura e a Caixa Econômica Federal assinaram, na tarde desta quarta-feira, um acordo para a retomada da parceria público-privada (PPP)do Porto Maravilha, suspensa desde junho. A Caixa se comprometeu a repassar R$ 147 milhões para a manutenção da região do Porto até junho de 2019 — a previsão inicial era de R$ 429 milhões. O dinheiro virá do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha e será aplicado para manutenção e pequenas obras. Com a falta de investidores no Porto e a consequente falta de liquidez do fundo, os repasses da CEF estavam suspensos. Órgãos da prefeitura, então, passaram a cuidar da conservação da região.

— No prazo de 12 meses para o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha nós vamos alienar alguns ativos e participações e vamos tornar líquido o fundo. Hoje ele está ilíquido. Nós estamos vendendo imóveis; lá mesmo nós temos o da Loreal, que é um deles, e outros mais que estamos mapeando. Em 12 meses nós vamos retomar as obras, especialmente na Francisco Bicalho, que tem potencial construtivo, porque ali que teremos os grandes empreendimentos. É ali que temos um adicional de potencial construtivo bem maior — disse o presidente da Caixa, Nelson Souza, no Palácio da Cidade, ao lado do prefeito Marcelo Crivella.

Também foi anunciada para a região a contratação de cinco mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.

— Com cinco mil unidades nós estamos falando de, em média, 20 mil pessoas. O que falta lá é habitação — acrescentou o presidente da Caixa.

Fonte: O Globo

print