Suape desenvolve parceria para tornar-se o porto mais moderno do país

Suape desenvolve parceria para tornar-se o porto mais moderno do país

O Porto de Suape celebra mais uma parceria em benefício da inovação tecnológica de suas atividades. Segundo a autoridade portuária, a iniciativa vai transformá-lo no mais moderno do país.

Desta vez, o acordo é com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), localizado no ambiente do Porto de Digital. A parceria tem como objetivo auxiliar a estatal no desenvolvimento de soluções inovadoras para renovar e agilizar as operações, além de suprir as necessidades de comunicação com o setor portuário do Brasil e do mundo.

A iniciativa surge a partir dos desafios de sustentabilidade econômica, eficiência operacional e aumento da movimentação que apontam para uma contínua busca de maior competitividade nos cenários nacional e internacional. Nos portos de classe mundial são utilizadas plataformas que visam a integração de sistemas, comunicação entre anuentes e automação de processos, os chamados Port Comunity System – PCS (Sistema da Comunidade Portuária).

O desenvolvimento de uma plataforma integrada, além de promover maior interação entre os atores envolvidos na operação portuária como armadores, operadores, agentes marítimos e órgãos fiscalizadores, a autoridade portuária fará com que Suape passe a figurar como um hub de geração e difusão de inovação e tecnologias emergentes, voltado para a eficiência na logística portuária. O trabalho foi iniciado há dois anos com o processo de transformação digital do atracadouro, com a estratégia de estreitar os laços entre o setor da logística portuária e o ecossistema de inovação do Porto Digital, do qual o Cesar faz parte.

O Cesar já desenvolveu soluções para instituições como o Exército Brasileiro e a Petrobras e disponibilizará, ao longo de dois anos, uma equipe de profissionais com expertise no assunto e experiência de mercado para criar as ferramentas de integração que resultarão na digitalização de muitas das rotinas que envolvem a operação portuária.

Fonte: Portos e Navios.

print