Portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande registram incremento de 10,82% na movimentação no primeiro bimestre

Portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande registram incremento de 10,82% na movimentação no primeiro bimestre

Foram movimentadas no período mais de 4,9 milhões de toneladas nos três portos

Os três portos públicos do Rio Grande do Sul movimentaram 4.925.800 toneladas no primeiro bimestre, um incremento de mais 10,82% em relação ao mesmo período do ano passado. A estatística, elaborada pela Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), reúne os portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande e a movimentação privada do complexo do Superporto do Rio Grande.

O complexo portuário do Superporto do Rio Grande, que envolve o porto público, os cinco terminais particulares arrendados, os dois estaleiros e os quatro terminais de uso privado, foi responsável pela maior parte da movimentação: 4.591.852 toneladas, um aumento de 11,37% na comparação com os dois primeiros meses de 2020.

Com relação às exportações no Superporto, os destaques ficam por conta das cargas de trigo, que aumentaram em 138,93%, e de farelo de soja, com saldo positivo de 82,64%. A soma de todas as exportações do complexo chega a 9,97%, no comparativo com igual período de 2020.

A China continua detendo o primeiro lugar das exportações, com 18,64% das cargas. Nos países de origem das importações, houve uma troca no protagonismo. A Argentina pulou para o primeiro lugar no ranking. A maior parceira de importação pulou de 6,09% para 19,77% na participação dos países importadores.

Fonte: Portos e Navios.

print