Portos 4.0: Axis discute novas tecnologias para o setor portuário
O setor portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas de mercadoria, responde sozinho por mais de 90% das exportações e os esforços em segurança são indispensáveis também como combate ao tráfico de drogas, pirataria e furto de cargas. Nesse sentido, as novas tecnologias são uma ferramenta para solucionar problemas recorrentes ao setor.
É o caso da Câmera de posicionamento AXIS Q8685-LE com a capacidade de zoom óptico em mais de 1km, iluminação IR e filtro IR óptico integrado – assim, até mesmo a escuridão total ou condições desafiadoras de iluminação mista não são um problema. Na prática, a solução vai além da segurança, as câmeras PTZ, permitem acompanhar melhor o carregamento e descarregamento, verificar se os colaboradores estão utilizando o Equipamento de Proteção Individual e visualizar a entrada e saída de navios a uma longa distância.
Os participantes poderão conhecer também o Radar IP da Axis Communications, D2050-VE e o Analítico Axis Perimeter Defender que pode ser embarcado nas câmeras Axis. Os radares são uma ferramenta de segurança perimetral efetiva e com ótimo retorno de investimento – já que um equipamento cobre uma área maior – e, combinado ao Axis Perimeter Defender, a solução se transforma em uma ferramenta especializada para proteger os limites contra invasões e outras ameaças.
Outra tecnologia que em breve fará parte em todas as indústrias 4.0 será o Áudio IP. Já em pleno desenvolvimento, a Axis apresentará o alto-falante IP C3003-E. O dispositivo de plataforma aberta pode ser conectado a um sistema de vigilância por vídeo ou telefonia IP para a transmissão de mensagens ao vivo ou pré-gravadas de qualquer lugar. Assim, o operador remoto pode se direcionar a pessoas imediatamente e desencorajá-los de cometer invasões ou outros atos indesejáveis
Durante o seminário, outro recurso IP também será abordado: Controle de Acesso. A Controladora de acesso em rede AXIS A1001 une os benefícios do IP de arquitetura aberta para o controle de acesso físico e representa uma alternativa mais inteligente e flexível. A solução pode ser facilmente conectada e alimentada via rede – sem a necessidade de cabeamento especial. Com um grande diferencial, ao ativar o gerenciamento remoto, monitoramento de integridade e instalação fácil, o equipamento reduz os custos totais do projeto, seja para proteger uma única entrada ou centenas .
Contudo, em muitos cenários, é preciso de uma visão ampla – para cobrir grandes áreas com o mínimo de equipamentos – talvez apenas 1. Com as soluções de Multi Sensores Axis, isso é possível. A Axis Q6000-E oferece quatro sensores de 2 megapixels, proporcionando um campo de visão total de 360° sobre grandes áreas. Já o modelo Q6125-LE com iluminador Infravermelho, é indicado para ambientes com baixa iluminação, a solução é a primeira PTZ com IR integrado em um design de dome compacta, possibilitando assim vigilância discreta sob escuridão total (até 200 m/656 ft ou mais dependendo da cena).
E a iluminação é sim um dos principais desafios dos Portos, uma vez que algumas áreas ficam completamente obscuras à noite. Não é necessário remanejar mais funcionários para esses ambientes desde que haja o investimento em tecnologia – como o Lightfinder, recurso abarcado por algumas câmeras de videomonitoramento da Axis Communications que oferece mais do que imagens nítidas em baixas condições de luminosidade, mas imagens coloridas e realistas.
Fonte: Porto Gente