Licitação de áreas do Porto do Itaqui deve acontecer até o primeiro trimestre de 2020

Licitação de áreas do Porto do Itaqui deve acontecer até o primeiro trimestre de 2020

A expectativa é do diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia. As quatro áreas são para movimentação de combustíveis.

Quatro áreas do Porto do Itaqui (MA) para movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis, devem ser leiloadas até o primeiro trimestre de 2020. A expectativa é do diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que participou da audiência presencial na terça-feira (23), no auditório do complexo portuário maranhense.

Juntas, as quatro áreas (IQI 03, IQI 11, IQI 12 e IQI 13) somam 133.894 metros quadrados. Os investimentos alcançarão cerca de R$ 480 milhões. O prazo de arrendamento de cada uma delas será de 20 anos. “Não precisamos que o setor de combustíveis entre em colapso para investir em infraestrutura. Precisamos oferecer capacidade, pensando lá na frente. É fundamental que o governo federal ofereça essas oportunidades e que a ANTAQ realize esses leilões”, afirmou Povia, elogiando o trabalho do Ministério da Infraestrutura, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

O diretor-geral afirmou, ainda, “que há no Porto do Itaqui um lastro para que o mercado de combustível cresça. Vale ressaltar que o que se licita hoje, vira realidade em seis, sete anos”.

A audiência presencial, da qual participaram autoridades governamentais e setor regulado, é uma das etapas da consulta pública, realizada pela ANTAQ e que visa obter contribuições até o dia 31 de julho para o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas necessárias à realização da licitação das quatro áreas do porto maranhense. Os leilões acontecerão na B3, em São Paulo.

Fonte: Antaq

print