Embarque de 117 mil toneladas marca novo recorde para o Porto de Imbituba

Embarque de 117 mil toneladas marca novo recorde para o Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba alcançou nesta quinta-feira (23) uma nova marca histórica de embarque no Sul do Brasil. Foram carregadas no navio “KSL Seoul” 117 mil toneladas de minério de ferro. O volume de granel sólido exportado em um único navio é o maior já realizado entre os portos da região Sul do país, de acordo com os dados disponíveis no Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de 2010 a fevereiro de 2020. O porto localizado em Santa Catarina já havia alcançado recorde de embarque de granel sólido em fevereiro deste ano, com a movimentação de aproximadamente 105 mil toneladas no navio “Rik Oldendorff”.

O “KSL Seoul” desatracou do Porto de Imbituba na tarde desta quinta-feira em direção à China. A embarcação, do tipo capesize, navega com bandeira de Hong Kong, tem 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O cargueiro deixou o porto com 13,5 metros de calado. A Friendship fez o agenciamento do navio e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).

A carga

O minério de ferro embarcado no porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o quarto navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.

Fonte: Portos e Navios.

print