Diretoria referenda isenção para Navegação Interior no Porto do Rio Grande

Diretoria referenda isenção para Navegação Interior no Porto do Rio Grande

Aprovado ainda instalação de FSRU no município de São Luís (MA)

A diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a nova isenção tarifária voltada à Navegação Interior e descontos para o transporte por Cabotagem no Porto Organizado do Rio Grande (RS). A proposta havia sido aprovada ad referendum no início do julho.

A isenção voltada à Navegação Interior acontece principalmente na Tabela III, que trata dos serviços de Infraestrutura Operacional ou Terrestre dentro do porto. Agora, fica isento o primeiro movimento de mercadorias vindo de Navegação Interior, que sejam objeto de armazenagem, para posterior embarque no modal aquaviário.

A proposta havia sido aprovada ad referendum no início do mês. Em seu voto, Caio Farias explicou a necessidade de aprovação célere do processo. Também afirmo que a alteração busca, em essência, garantir condições competitivas ao Sistema Hidroportuário Gaúcho e fomentar tanto a Navegação Interior quanto a de Cabotagem para o estado do Rio Grande do Sul.

“Após a instrução técnica, apresentei proposição de ato ad referendum para deferir a solicitação. A urgência se tornou configurada devido a subsequente reunião da diretoria colegiada que aconteceu somente nesta data. Considerando que o pleito da solicitante geraria impactos econômico-financeiros diretos aos usuários, bem como o novo item tarifário estaria em consonância com o novo código internacional de proteção de navios e instalações portuárias, a deliberação reclamava celeridade”, votou.

Confira no conteúdo relacionado as principais isenções aprovadas pela diretoria.

Novo TUP

A diretoria colegiada da ANTAQ aprovou ainda o requerimento da empresa LC Terminais Portuários Ltda de construção e exploração de um Terminal de Uso Privado localizado no município de São Luís (MA), destinado a movimentação e armazenagem de granel líquido e gasoso, em especial o Gás Natural.

O projeto prevê a construção de um píer tipo Ilha para atração do navio tipo FSRU (sigla em inglês para Floating Storage and Regasification Unit, ou Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante) com capacidade de 110 mil m³ e navio de transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GNL).

O relator do processo, diretor Alber Vasconcelos, apresentou voto favorável ao empreendimento. Trouxe ainda dados sobre a movimentação anual esperada e os valores referentes à execução do projeto

“A instalação portuária sob análise fica fora da poligonal do Porto de Itaqui e totaliza 66.817 metros m², sendo 39 mil m² de área em terra e o resto sob águas e a movimentação anual prevista é de 15 milhões de toneladas. O valor estimado do investimento é de R$ 550 milhões com prazo de conclusão de 24 meses após a autorização do poder concedente”, disse.

Com a aprovação da autarquia, caberá ao Ministério de Portos e Aeroportos a decisão sobre a celebração do contrato.

As decisões acerca da isenção tarifária no Porto do Rio Grande e do novo TUP no município de São Luís serão publicadas serão publicadas em momento oportuno no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: ANTAQ – Assessoria de Comunicação Social

https://www.gov.br/antaq/

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