Diretora da ANTAQ destaca ações que tornam o setor aquaviário mais sustentável

Diretora da ANTAQ destaca ações que tornam o setor aquaviário mais sustentável

Em evento, foram debatidos temas como a implementação equipamentos elétricos, entre outros

 A diretora Flávia Takafashi destacou, nesta quinta-feira (27), algumas das ações sustentáveis que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) adotou nos últimos anos e deve implementar no curto e médio prazo.

“Os portos brasileiros têm investido muito em sustentabilidade, na compra de equipamentos elétricos e estão se adaptando para atender e abastecer navios elétricos. Em paralelo, grandes transportadores se movimentam para colocar em operação navios com combustíveis renováveis”, explicou a diretora na 4º edição do WEFORUM 2025 – Women Entrepreneur Fórum, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre ontem (26) e hoje (27).

Outras iniciativas mencionadas foram os acordos internacionais para estabelecer corredores verdes, as metas de sustentabilidade definidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos, a mudança por equipamentos que emitem menos gases de efeito estufa e a digitalização dos processos. 

Além disso, Flávia falou da importância das hidrovias no processo de descarbonização para atingir as metas dos acordos climáticos globais. Na ANTAQ, estão em processo de concessão seis projetos hidroviários. 

No momento, a Hidrovia do Rio Paraguai está mais avançada e passa pelo processo de audiência pública. Os outros projetos são os rios Tapajós e Tocantins, que tiveram o contrato para o início dos estudos assinado no começo do ano; o projeto da Lagoa Mirim que está em fase de tomada de subsídios; a Barra Norte que está em fase de estudos; e a Hidrovia do Rio Madeira, que passa pela reanálise dos estudos para contemplar mais situações extremas de seca.

Fonte: ANTAQ – Assessoria de Comunicação Social

https://www.gov.br/antaq/

print