Com neblina, navio perde controle e quase atinge píer na Ponta da Praia

Com neblina, navio perde controle e quase atinge píer na Ponta da Praia

Prático que acompanhava a embarcação conseguiu ancorar o navio; ninguém ficou ferido

Apesar do susto, embarcação seguiu seu destino para
o porto de Newark (Foto: Enviada via WhatsApp)

No final da tarde desta quinta-feira (19), devido à forte neblina que atingiu o canal do Porto de Santos, o navio de carga refrigerada Orange Sun, carregado com 30 mil toneladas de suco, perdeu o controle quando deixava o cais santista e quase atingiu o píer da Praticagem, na Ponta da Praia. 

A embarcação havia desatracado do terminal da Citrosuco, na Margem Esquerda, às 17h04. Durante a manobra da saída, porém, o navio fez uma guinada brusca à direita. Segundo apurado pela Reportagem, o prático que acompanhava a embarcação conseguiu ancorar o navio e não houve danos e ninguém ficou ferido.

Após o navio ficar atravessado no Canal do Porto de Santos, rebocadores foram deslocados até a região e conseguiram retirar o navio do local em segurança.  

A Capitania dos Portos de São Paulo foi procurada e afirmou que a navegação do canal não foi interrompida. Inicialmente, a Reportagem apurou que que a embarcação seguiu seu destino para o porto de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Porém, em nota enviada na noite desta quinta-feira, pela Autoridade Marítima, foi divulgado que o navio se dirigiu à área de fundeio e ali permanecerá para a realização de inspeção, que verificará possíveis avarias. 

A Capitania dos Portos diz ainda que não houve poluição ambiental. Um inquérito será instaurado para apurar possíveis causas e responsabilidades do acidente.
Transtornos

O forte nevoeiro que atinge a região desde a manhã desta quinta-feira também trouxe transtornos para os usuários dos serviços de transporte marítimo da região. As balsas e barcas entre Santos/Guarujá e Santos/Vicente de Carvalho ficaram paralisadas durante o período da manhã. Também por falta de visibilidade, o Canal do Porto de Santos ficou fechado entre as 3h e às 15, impedindo que 20 embarcações deixassem de entrar ou sair do cais santista. A situação gerou um prejuízo estimado de US$ 870 mil. 

Fonte: A Tribuna

print