Caramuru Alimentos assina contrato de arrendamento no Porto de Santana (AP)

Na última semana, , a Caramuru Alimentos oficializou, em evento do Ministério da Infraestrutura realizado na B3, em São Paulo, a assinatura do contrato de arrendamento por 25 anos da área MCP02, de 3,18 mil metros quadrados, do Porto de Santana, no Amapá.

A área foi arrematada pela empresa em leilão realizado pelo Ministério da Infraestrutura, em 13 de agosto 2021.

O Porto de Santana movimenta SPC – Proteína Concentrada de Soja, destinada ao mercado europeu, principalmente a Noruega, para alimentação de salmão. O terminal da Caramuru viabiliza a substituição de um modal 100% rodoviário de Sorriso (MT) até Santos (SP), um total de 2,1 mil quilômetros.

O transporte agora fica viável por modal rodo-hidroviário. De Sorriso até Itaituba (PA), trecho de 1,1 mil quilômetros, por rodovia. E de Itaituba até Santana por hidrovia, num trecho de 850 quilômetros.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 53,9 milhões, que serão realizados nos próximos dois anos, e refletirão na melhoria da estrutura portuária, geração de empregos e divisas para economia como um todo.

“A Caramuru traz, no DNA, investimentos robustos em infraestrutura e logística. E, nessa linha e com o espírito inovador, que têm servido de energia para a empresa, é que foram investidos na “Saída Norte” (Itaituba-PA e Santana-AP), para escoamento do SPC. E a celebração do contrato foi mais uma conquista para a empresa e para o agronegócio nacional, com foco nas práticas ESG que permeiam todas as nossas decisões”, disse Alberto Borges de Souza, acionista e membro do comitê estratégico da Caramuru.

Em 2021, a empresa anunciou receita recorde de R$ 7,6 bilhões, maior valor em seus 58 anos de história, um crescimento de 25,1% sobre o exercício anterior.

Fonte: Portos e Navios.