Capitania dos Portos realiza mutirão de conscientização sobre os acidentes de escalpelamento

Capitania dos Portos realiza mutirão de conscientização sobre os acidentes de escalpelamento

Ao todo serão três dias de mutirão, ocorrendo na Praça Frei Caetano Brandão, em frente ao espaço “Casa das Onze Janelas” e na Av. Beira Mar em frente ao trapiche, em Outeiro, no Pará.

A Capitania dos Portos iniciou nesta quarta-feira (13), um mutirão de conscientização sobre os acidentes de escalpelamento causados por motor e sobre segurança da navegação. Ao todo serão três dias de mutirão, ocorrendo na Praça Frei Caetano Brandão, em frente ao espaço “Casa das Onze Janelas” e na Av. Beira Mar em frente ao trapiche, em Outeiro.

“Essa é uma das ações que faz parte da comemoração ao dia 11 de junho, data magna da Marinha. Nós estamos aqui na praça para mostrar para a população como pode ser feita a cobertura do eixo e também o uso do colete salva vidas”, disse o capitão.

De acordo com a Marinha, além de orientações para prevenir os acidentes, estarão sendo realizadas inscrições de embarcações, certificação e orientações de como retirar a carteira de habilitação de condução das embarcações.

Escalpelamento

O escalpelamento é um tipo de acidente causado quando os cabelos de passageiros ficam presos no eixo do motor das embarcações que fazem transporte de pessoas nos rios da Amazônia. As principais vítimas são mulheres e crianças, que ao se aproximarem do motor, têm o couro cabeludo arrancado.

O acidente provoca graves sequelas físicas e psicológicas e pode levar a morte. Esse ano a Marinha registrou dois acidentes por escalpelamento, onde crianças foram as vítimas.

Serviço

Mutirão de conscientização sobre os acidentes de escalpelamento

Local: Praça Frei Caetano Brandão, em frente ao espaço “Casa das Onze Janelas”, Pará.
Data e hora: Quarta (13) até as 16h.

Local: Av. Beira Mar em frente ao trapiche, em Outeiro, Pará.
Data e hora: Quinta (14) e sexta (15) até as 16h.

Fonte: G1

print