União tem direito, em maio, a 26 mil barris de petróleo por dia

União tem direito, em maio, a 26 mil barris de petróleo por dia

A União teve direito, em maio, a 26 mil barris de petróleo por dia (bpd) referentes aos contratos de partilha de produção no Polígono do Pré-Sal. O mês marca o início dos contratos dos campos de Sépia e Atapu, que contribuíram, respectivamente, com 2 mil e 1,4 mil bpd. O volume total do chamado Óleo Lucro da União conta ainda com 10,6 mil bpd referentes a Libra; 5,9 mil a Búzios, 5,6 mil a Entorno de Sapinhoá; e 0,4 mil a Tartaruga Verde Sudoeste. As informações foram divulgadas pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), nesta quinta-feira (14), em seu Boletim Mensal dos Contratos de Partilha de Produção.

Ainda segundo a estatal, a Produção Diária de Petróleo, somadas as parcelas de consórcios e União, teve média diária de 672 mil bpd. Destes, 419 mil bpd são de Búzios, 97 mil bpd de Sépia, 76 mil bpd de Atapu, 69 mil bpd de Libra, 7 mil bpd do Entorno de Sapinhoá e 4 mil bpd de Tartaruga Verde Sudoeste. A produção aumentou 38% em relação a abril, pela entrada em operação do FPSO Guanabara e o início, em regime de partilha de produção, de Sépia e Atapu.

Desde o início da série histórica do regime de partilha da produção, em 2017, a produção acumulada de óleo é de 188 milhões de barris. Do total, a União teve direito a 15 milhões de barris de petróleo no período.

Gás natural

Ainda no mês de maio, a média diária do total de gás natural da União disponível para comercialização foi de 149 mil m³/dia, sendo 144 mil m³/dia provenientes do Entorno de Sapinhoá, 3 mil m³/dia de Búzios e 3 mil m³/dia de Tartaruga Verde Sudoeste.

A produção total do gás natural com aproveitamento comercial apresentou média diária de 414 mil m³/dia nos três contratos, sendo 197 mil m³/dia de Búzios; 187 mil m³/dia do Entorno de Sapinhoá e 30 mil m³/dia de Tartaruga Verde Sudoeste.

Desde 2017, a produção acumulada soma 532 milhões de m³ de gás natural com aproveitamento comercial. No período, o excedente em gás natural da União é de 124 milhões de m³.

 

Fonte: Portos e Navios

https://www.portosenavios.com.br/noticias

print