Terminais privados movimentam volume 5,7% no 3º trimestre
28São Paulo, 26 – Os Terminais de Uso Privado (TUP) movimentaram 196,4 milhões de toneladas entre julho e setembro de 2018, 5,7% a mais que em igual período do ano passado, segundo relatório da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O volume representa 67% do total movimentado no período no Brasil, de acordo com nota da ATP. A movimentação total realizada por portos públicos e privados cresceu 3,9% em igual intervalo, chegando a 295 milhões de toneladas, informou a ATP com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A receita gerada pelo total de importações e exportações do País no terceiro trimestre aumentou 11,4% na comparação anual, atingindo R$ 63,4 bilhões. Dentre as mercadorias exportadas com crescimento expressivo no trimestre, a ATP destaca a soja triturada (alta de 42% no período), óleos brutos de petróleo (+97%) e celulose (+19%).
Na avaliação da associação, o aquecimento da demanda externa e a recuperação dos preços das commodities se refletiram em aumento da produção dos principais itens de exportação.
Os terminais de uso privado que mais se destacaram de julho a setembro foram o maranhense Ponta da Madeira (com incremento de 26% na movimentação de cargas), o de Ilha Guaiba, em Santa Catarina (+1%), Pecém, no Ceará (+13%) e, no Rio de Janeiro, os terminais Porto do Açu Operações (+6%) e Ilha D’Água (+32%).
Pelo levantamento da Antaq, as dez instalações portuárias com maior movimentação de cargas no terceiro trimestre, das quais cinco públicas e cinco privadas, embarcaram e desembarcaram 186,4 milhões de toneladas no período, ou 63% do total.
Fonte: Dinheiro Rural.