Simulação da nova profundidade será em setembro
As simulações de acesso e giro de navios, para aprovação da nova profundidade do Canal de Vitória serão realizadas na segunda quinzena de setembro, no Laboratório da Poli-USP (Universidade de São Paulo). A informação é do presidente em exercício da CODESA, Guilherme Magalhães.
O Técnico Clovis Lascosque, da coordenação de engenharia da CODESA, foi a São Paulo e entregou as planilhas com as últimas informações para a calibração do modelo matemático para o agendamento das simulações. Também foram realizadas, em São Paulo as tratativas com as equipes da USP e representantes da Capitania dos Portos do ES e da Praticagem para a definição da agenda.
Portocel
Nesta semana, de 15 a 17, foi realizada no Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) do Laboratório da Poli-USP a campanha de simulações do terminal de Portocel em Barra do Riacho. A nova medida contemplará navios com até 13,2 m de calado.
O SMH reproduz as condições de navegação, de atracação de navios, do mar e de outras variáveis, além de situação de navegabilidade de embarcações (vazia ou carregada).
Fonte: Coordenação de Comunicação da CODESA.