Rolls-Royce lança inovador sistema de armazenamento de energia elétrica para navios

Rolls-Royce lança inovador sistema de armazenamento de energia elétrica para navios

A Rolls-Royce anunciou ter lançado um sistema de armazenamento de energia com baterias de iões de lítio para navios. A empresa explica que este novo sistema permite aos armadores dispor de um sistema completo, limpo, seguro e ao mesmo tempo econômico.

Segundo a empresa, com este sistema – o SAVe Energy, o investimento em energia limpa por parte do armador, terá maior retorno, uma vez que o dimensionamento é efetuado da forma mais adequada a cada navio e inclui um sistema inteligente de gestão de energia.

Design modular permite um melhor dimensionamento para cada navio

Trata-se de um sistema com um custo mais competitivo, altamente eficiente e arrefecido em meio líquido. O seu design modular permite o correto dimensionamento, satisfazendo todas as necessidades energéticas de cada navio, cumprindo todas as legislações internacionais para sistemas de propulsão com zero ou baixas emissões.

O trabalho de desenvolvimento foi parcialmente financiado pelo Conselho Norueguês de Pesquisa do programa ENERGIX da Noruega. As três empresas proprietárias de navios Color Line, Norled e a Norwegian Coastal Administration Shipping Company têm sido parceiras no desenvolvimento, assegurando que o sistema de armazenamento de energia cobre uma ampla variedade de aplicações marítimas, incluindo balsas, navios de cruzeiro e embarcações de múltiplos propósitos.

“O ímpeto pela electrificação de navios tem vindo a aumentar. Temos vindo a entregar sistemas de baterias desde 2010 que representam, no total, 15MWh. No entanto, agora, o potencial de implementação deste novo sistema é entre 10 e 18 MWh, apenas em 2019”, afirmou Andreas Seth, da Rolls-Royce, EVP Electrical, Automation and Control – Commercial Marine.

Melhor alternativa num sistema híbrido

A Rolls-Royce explica que o SAVe Energy pode ser aplicado em várias áreas, podendo até ser combinando com sistemas de propulsão a GNL ou a diesel como uma solução híbrida, aumentando assim a eficiência e reduzindo as emissões, podendo ser acoplado à maioria dos tipos de unidades de propulsão. Numa configuração híbrida, a SAVe Energy lida com a carga de pico, enquanto os principais geradores de energia lidam com a carga média e não reduzirão as capacidades de propulsão das unidades.

“Os sistemas de baterias são já um componente chave dos nossos sistemas de energia e propulsão, e a SAVe Energy está já a ser introduzida em muitos dos projetos em que estamos a trabalhar atualmente. Isso inclui o programa de upgrade para os Ferry’s de cruzeiro em Hurtigruten, a embarcação de pesca avançada recentemente encomendada pela Prestfjord e os retrofits em curso de embarcações de apoio offshore. Como fornecedor de sistemas, podemos encontrar a melhor solução, considerando o custo de instalação e o custo operacional”, acrescentou Andreas Seth.

O SAVe Energy é um sistema ESU (Energy Storage Unit), e foi aprovado recentemente pela DNV GL, que atesta que o SAVe Energy foi desenvolvido em conformidade com o mais recente conjunto de regras 2018 e aceite para instalação em todas as embarcações classificadas pela DNV GL.

Fonte: Revista Cargo

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