Porto de Suape estuda adotar gestão dos Portos do Paraná

Uma equipe técnica do Porto de Suape, de Pernambuco, visitou nesta terça-feira (17) a Administração dos Portos do Paraná com o objetivo de conhecer o sistema integrado de gestão portuária adotado no Estado. O “AppaWeb” já é referência para outros portos do país. Só este ano, esta é a terceira administração portuária que manifesta interesse no modelo paranaense.

O coordenador de Operações Portuárias, Felipe Fonseca; o gestor técnico da Diretoria de Gestão Portuária, Nilson da Silva Filho; e o gerente de Inovação, Ed Dantas, foram recebidos pelo chefe do Departamento de Informática e Organização (Deinfo) da Portos do Paraná, Glisson Ferreira, pelo analista portuário Rodrigo Vanhoni, e pelo chefe da Seção de Programação e Controle (Seproc), Mauricio Roberto da Silva.

Segundo os visitantes, a intenção é fechar uma parceria, através de um acordo de cooperação técnica, no qual a empresa paranaense cede a licença de uso do sistema AppaWeb para ser aplicado no porto pernambucano.

Em março, um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A Portos do Paraná disponibilizou o sistema de gestão que está integrando os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, na Bahia.

“O Sistema AppaWeb é único no Brasil. Além de permitir uma gestão mais eficiente, essa tecnologia gera economia e agiliza os serviços portuários – desde os operacionais até os financeiros”, explica Ferreira.

Ainda de acordo com o chefe do Deinfo, o sistema informatizado de gestão portuária paranaense é referência, principalmente para outros portos brasileiros, que, como a Administração dos Portos do Paraná, exercem o papel de autoridade portuária. “É o caso de Suape, da Codeba e também da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que também nos procurou para levar o nosso sistema para o Porto de Vitória”, afirma.

APPA WEB – Criado em 2015, o Appa Web é uma solução integrada de gestão e controle de operações portuárias e de faturamento. Desenvolvido pela Openport, o sistema foi feito exclusivamente para atender aos processos operacionais dos Portos do Paraná, a partir de especificações técnicas e funcionais que levaram em conta as necessidades da atividade portuária e dos usuários paranaenses. Assim, o modelo é composto de vários módulos que se comunicam entre si e com outros sistemas informatizados usados pela administração.

O sistema ajuda na gestão dos processos de operação portuária, desde o anúncio até a desatracação do navio; programação, operação, armazenamento e liberação da carga, englobando o tratamento documental; e a interação com todos os atores envolvidos no processo, como agentes externos (operadores portuários, terminais, agentes, clientes, exportadores, importadores, despachantes) e sistemas externos, como da Receita Federal, operadores e outros.

Além disso, o Appa Web auxilia no controle da situação das questões financeiras e de faturamento, de gestão de contratos e, também, no controle de acessos aos recintos alfandegados dos Portos.

O sistema segue sendo continuamente aperfeiçoado, assim como a integração deste com os demais sistemas operados pela Portos do Paraná, pela equipe própria com auxílio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

BENEFÍCIOS – Os dados gerados pelo Appa WEB possibilitam à administração acompanhar graficamente o desempenho dos portos através de um módulo gráfico, de ferramentas de Business Intelligence (BI) e de estatística para gestão – e a disponibilizar informações para a comunidade portuária e a sociedade.

Entre os ganhos que os portos paranaenses tiveram com a implantação do sistema, em quatro anos, destacam-se a agilidade nos processos operacionais; a redução de digitação e erros de informações; a confiabilidade dos dados; relatórios gerenciais e estatísticos; atendimento a exigências legais de alfandegamento da Receita Federal; e integração nos processos operacionais.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná