Porto de São Sebastião fecha 1º semestre com alta de 22% na movimentação de cargas

Porto de São Sebastião fecha 1º semestre com alta de 22% na movimentação de cargas

Faturamento cresceu 42,8%. Principais produtos operados foram granéis sólidos.

O Porto de São Sebastião, localizado no Litoral Norte do estado, teve alta de 22% nas operações de cargas no primeiro semestre do ano, com cerca de 356 mil toneladas de produtos embarcados ou desembarcados. Estes crescimentos foram verificados na comparação com o mesmo período de 2018. 

O complexo marítimo também obteve saldo positivo de 42,8% em relação ao faturamento, resultado dos R$ 11,2 milhões gerados de janeiro e junho deste ano. Nos seis meses do ano anterior, esse valor fechou em R$ 7,8 milhões.

As cargas mais movimentadas foram os granéis sólidos, como barrilha (utilizado na produção de vidro), sulfato de sódio, ulexita (borato de sódio e cálcio hidratado, utilizado na produção de vidro),  malte e cevada. Nessa leva, novos produtos também se destacaram, entre eles o silicato de vidro, a alumina e o carvão mineral.

De acordo com a Secretaria Estadual de Logística e Transporte, o resultado positivo do primeiro semestre se deve à entrada de novas cargas e ao melhor aproveitamento das áreas de armazenagem do porto. O órgão estadual também destacou o crescimento do embarque de gado vivo e afirma que o cais de São Sebastião tem estrutura adequada para essas operações.

Para manter o ritmo de alta na movimentação de mercadorias neste semestre, a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), a autoridade portuária da cidade, trabalha para viabilizar as operações de novos produtos, em parceria com operadores e trabalhadores portuários.

Fonte: A Tribuna

print