Porto de São Francisco do Sul completa 64 anos consolidado como maior movimentador de cargas de SC
Porto de São Francisco do Sul completa 64 anos consolidado como maior movimentador de cargas de SC
O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte Catarinense, completa 64 anos de atividade nesta segunda-feira (1º) consolidado como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior do Brasil. Em comemoração solene realizada em São Francisco do Sul nesta manhã, autoridades lembraram a história do porto público e destacaram os investimentos que estão previstos para manter sua competitividade portuária.
A trajetória do porto remonta a década de 1940, quando a União publicou decreto no dia 1º de março de 1941 outorgando a concessão ao Governo de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto na histórica São Francisco do Sul. Quatro anos depois, em 1945, deu-se início as obras, concluídas dez anos mais tarde. Em 1º de julho de 1955 inaugurou-se este que hoje é um dos símbolos do desenvolvimento econômico no Norte de Santa Catarina.
Antes tendo a madeira e a erva mate como os principais produtos exportados, hoje o Porto de São Francisco do Sul – em operação junto ao Terminal Portuário de Santa Catarina (arrendado em 1996 e operando desde 2001) – é o 3º maior mobilizador em granel sólido do Sul do País. Exporta ainda produtos siderúrgicos; pasta de celulose e fertilizantes.
Em posição de destaque, é responsável por 25,61% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses, recebendo em média 38,6 navios por mês, e com movimentação geral de cargas de 11,4 milhões de toneladas em 2018. Atualmente, a unidade é administrada pela SCPar Porto de São Francisco do Sul e operada pela Cidasc.
Relação comunitária
Para a cidade de São Francisco do Sul e região a presença do terminal é ainda mais importante, conforme destaca o diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado.
— Hoje o porto é a mais expressiva joia de São Francisco do Sul e de sua atividade cotidiana. Oferece forte impacto direto na economia local, acreditamos que 70% da arrecadação municipal esteja ligada a atividade portuária. O porto é motivo de orgulho e representa a maior fonte de renda e postos de trabalho do município — exaltou Furtado na cerimônia.
— São 64 anos e é preciso agradecer a cada trabalhador, a cada tonelada de carga e a cada navio que por aqui passou e deixou uma contribuição para que o Porto de São Francisco conquistasse posição de referência no Brasil e no exterior — completou.
Investimentos
Porém, para manter forte a relação econômica do porto com o Estado, João Batista afirma que há muito a ser feito. Medidas a curto e médio prazo já estão sendo tomadas para que no futuro o complexo portuário não se torne obsoleto e mantenha seu grau de competitividade.
O investimento mais próximo é o de manutenção dos atuais shiploaders (são dois corredores de exportação, cada um com capacidade de carregamento de 1500 ton/hora). Já foram aplicados R$ 21,3 milhões nas obras, que devem ser concluídas em agosto.
— Esse investimento vai oferecer nova dinâmica nas operações de navio e transporte interno do Porto de São Francisco. Entendemos que isso irá acrescer em 40% a logística das operações do cotidiano portuário — avalia Furtado.
Futuro
Investimentos previstos para o Porto de São Francisco do Sul:
Curto prazo
1) Conclusão da obra do novo gate, com três novas balanças rodoviárias, no qual já foram investidos R$ 2.929.449,06. O investimento de automação tem valor máximo previsto R$ 3.525.926,82;
2) Serviço de batimetria e dragagem de manutenção dos canais externo e interno, e dársena. A estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 1.000.000 m³. Está em fase de termo de referência para contratação da obra para cota de 14 metros (previsão: segundo semestre);
3) Estudo, projeto e licença ambiental para a remoção de rocha no início do berço 101;
4) Estudo em andamento para contratação da obra de aterramento da retroárea do berço 201;
5) Modernização e implantação do novo projeto de sinalização náutica do acesso aquaviário;
6) Novo projeto de sinalização náutica, em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Marinha do Brasil, com investimento de R$ 2,4 milhões;
7) Dar continuidade aos estudos necessários para revisões tarifárias visando atender demandas de investimento, mas mantendo a competitividade nos segmentos em que o porto atua;
8) Aquisição/construção de nova sede administrativa, com o objetivo de otimizar a utilização da área operacional para movimentação e armazenagem de carga;
Médio prazo
1) Aquisição de novos shiploaders, com investimento previsto de R$ 80 milhões. O intuito é aumentar a capacidade de movimentação de 2.000 ton/hora cada shiploader. Já foram iniciados os procedimentos administrativos para aquisição – o prazo de entrega é de 18 a 24 meses após a conclusão da compra;
2) Renovação do licenciamento ambiental para construção do berço 401;
3) Assumir o papel de estimular a instalação de novos empreendimentos portuários no complexo da Baía Babitonga. Considerando os empreendimentos privados já anunciados na região, a soma de investimentos alcança R$ 4,3 bilhões;
4) Retificação dos canais de acesso externo e interno, e dársena, com respectivo aprofundamento para cota de 16 metros – previsão de investimentos de R$ 230 milhões com recursos do Governo Federal;
Fonte: NSC Total.