Norsul inova no padrão do transporte aquaviário de cimento a granel

Norsul inova no padrão do transporte aquaviário de cimento a granel

A Companhia de Navegação Norsul trouxe uma inovação no cuidado com o meio ambiente.

A companhia se tornou a primeira empresa de navegação de cabotagem a utilizar um navio especializado para o transporte de cimento a granel no Brasil.

O navio Glory Tellus, tipo “cement carrier”, controlado pela Norsul, tem como característica marcante a ausência de contato entre o produto e o meio ambiente.

“A tecnologia existente neste navio utiliza compressores que tratam o cimento como um fluído, evitando qualquer contato com o ar. A tecnologia é ambientalmente amigável e o navio ainda pode funcionar como um silo capaz de armazenar toneladas de cimento até que a descarga seja realizada, de acordo com a necessidade logística do cliente” diz o engenheiro Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul.

A solução, inédita na cabotagem brasileira, já existia na Europa e nos EUA e foi viabilizada diante de demandas específicas do mercado de cimento no Brasil e da crescente preocupação com a proteção do meio ambiente.

O transporte acontece entre os portos de Barra dos Coqueiros (SE) e de Manaus (AM), com embarques mensais.

Perfil — A Companhia de Navegação Norsul, fundada em 1963, é uma empresa líder da navegação privada no Brasil. Especializada em oferecer soluções de logística marítima ao parque industrial nacional, transporta todo tipo de carga a granel seco, carga geral e de projeto e carga a granel liquido na cabotagem e no também no longo curso, principalmente no Mercosul.

A Norsul controla 27 embarcações, com capacidade aproximada de 545.000 toneladas de porte bruto (TPB), sendo 290.000 TPB de bandeira brasileira e emprega 570 colaboradores.

Desde sua fundação, navega no rumo da excelência, com disciplina e eficiência, a fim de garantir a máxima qualidade, respeito ao meio ambiente e a total segurança em suas operações. Ciente de que suas atividades estão fortemente ligadas à economia nacional, a companhia tem o desafio de operar de forma responsável e ser uma marca reconhecida e admirada por seus clientes, fornecedores, colaboradores, e acionistas.| www.norsul.com

Fonte: Fator Brasil.

print