Movimentação do Porto do Rio Grande se destaca no segmento de carga geral

Movimentação do Porto do Rio Grande se destaca no segmento de carga geral

A análise aconteceu de janeiro a agosto de 2018, detectando 8,1 milhões de toneladas, aumento de 10% ante o mesmo período em 2017.

A Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu, no dia 14 de setembro (sexta-feira), a análise dos dados estatísticos do período entre janeiro e agosto de 2018. Até o momento, o complexo registrou 27,7 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 1,2% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A carga geral é o segmento que mais teve destaque, alcançando 8,1 milhões de toneladas, um aumento de 10,3%.

Na carga geral, a celulose tem um dos principais destaques, totalizando 2,1 milhões de toneladas. Um aumento de mais de 38% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. — A movimentação de celulose, que foi uma operação fortalecida desde 2015 com o projeto da Celulose Riograndense, nos mostra o potencial hidroviário e a capacidade técnica do porto — afirma o diretor-superintendente Janir Branco. A celulose é um dos produtos que utiliza a hidrovia gaúcha para sua logística.

Entre os granéis sólidos destacam-se o complexo soja (óleo, farelo e grão), que cresceu 4,1% no período analisado, somando 10,9 milhões de toneladas. O farelo teve crescimento de 28,4%, totalizando 1,6 milhões de toneladas, enquanto o grão ultrapassou 9,1 milhões de toneladas. O desembarque de cevada também teve crescimento significativo, saltando de 34 mil para 95 mil toneladas (aumento de 181%).

A China segue sendo o principal destino dos produtos gaúchos. Ela representa 59,2% da exportação do complexo portuário. Eslovênia, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos completam a lista dos cinco principais destinos. No quesito importação: Argentina, Argélia, Estados Unidos, Marrocos e China são as principais origens de produtos ao Porto do Rio Grande.

Fonte: Fator Brasil

print