Marinha autoriza ampliação da profundidade do canal de navegação do Porto de Santos, SP

Marinha autoriza ampliação da profundidade do canal de navegação do Porto de Santos, SP

Aumento de 30 centímetros representa ganho operacional ao complexo portuário, o principal do país.

Marinha do Brasil autorizou ampliar em 30 centímetros a profundidade máxima no canal de navegação do Porto de Santos, no litoral paulista. A decisão já foi homologada pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e notificada oficialmente à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária.

A mudança faz com que o calado operacional (fundura máxima permitida para o casco do navio) torne-se 13,5 metros, em condições normais (maré zero), a partir deste mês, ante os 13,2 metros que vigoravam desde o início deste ano. No caso de maré alta, a nova profundidade liberada pela Marinha atingiu 14,5 metros.

Os novos parâmetros são válidos para os trechos 1 (Barra até o Entreposto de Pesca), 2 (Entreposto até as Torres de Energia) e 3 (Torres até a região da Alemoa). O trecho 4, onde o Canal do Estuário está interligado ao Canal de Piaçaguera para os terminais de Cubatão, permanece com calado de 12,7 metros.

A ampliação da profundidade é resultado das obras de retirada de sedimentos realizadas no canal de navegação, e foram conferidas a partir de exames batimétricos realizados pelas autoridades marítima e portuária, e também pela Praticagem de São Paulo. A dragagem de manutenção deve manter os novos parâmetros.

Na prática, o aumento da profundidade e, assim, do calado operacional do Porto de Santos representa ganho de eficiência e produtividade. Quanto maior a ampliação, mais cargas os navios podem transportar durante as escalas para embarque e desembarque de mercadorias no cais, o principal do país.

Fonte: G1

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