LANÇAMENTO DO SUBMARINO RIACHUELO SE TRANSFORMA EM UM MARCO PARA A MARINHA DO BRASIL

A Marinha viveu nesta sexta-feira (14) uma manhã marcante e especial em sua história, com o lançamento do submarino Riachuelo, no Complexo Naval da Marinha, em Itaguaí (RJ). O presidente eleito, Jair Bolsonaro, o presidente Michel Temer, o futuro Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima, e o comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal, acionaram juntos o elevador que lançou o ativo ao mar. É a conquista inicial de um projeto grandioso das Forças Armadas. O Riachuelo é o primeiro de uma série de quatro embarcações convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que prevê ainda a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

“Estamos avançando a passos firmes para o desenvolvimento do nosso submarino nuclear. Nós acumulamos  conhecimento em área de ponta, que tem emprego não apenas no meio militar. Produz benefícios também em energia, medicina e ciência. Ao investir no Prosub, investimos no progresso do nosso país”, declarou Temer durante a cerimônia.

O Prosub também visa dotar o país de uma infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, englobando os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), todos localizados no município de Itaguaí. O programa também promoverá a transferência de tecnologia da França (parceira na construção) para o Brasil. Esse compartilhamento de conhecimento acontece desde 2010, com centenas de engenheiros e técnicos da Marinha, Nuclep e Itaguaí Construções Navais (ICN), de diversos níveis e especialidades, passando por programas de qualificação.

O comandante da marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira (foto), declarou que o lançamento do Riachuelo vai inaugurar uma nova fase da preparação da embarcação. “Ao longo dos próximos meses, antecedendo a transferência para a esquadra, serão realizados testes de porto e de cais, essenciais para a verificação da configuração, integração e funcionamento de diversos equipamentos e  sistemas”, detalhou. “Em breve, o Riachuelo será um novo instrumento de dissuasão, em consonância  com os preceitos e objetivos estabelecidos na política e estratégia nacionais de defesa”, acrescentou.

Esses testes devem durar cerca de dois anos, incluindo também testes de mar. Concluída esta etapa, o submarino será finalmente incorporado à Força de Submarinos, subordinada ao Comando-em-Chefe da Esquadra brasileira. O Riachuelo tem 72 metros de comprimento e pesa 1.870 toneladas. Ele é capaz de transportar até 35 militares e tem uma autonomia de 70 dias no mar, com capacidade de atingir 300 metros de submersão.

O submarino será usado para defender a rica costa brasileira e as instalações do pré-sal contra eventuais ataques. A ideia do alto comando da Marinha é que a embarcação tenha um efeito “dissuasório”, como mencionou o comandante Bacellar em seu discurso. Ou seja, dificultar uma possível investida de outro país contra nosso litoral, já que o Riachuelo – e os demais submarinos – poderão efetuar ataques furtivos contra as tropas invasoras.

Fonte: PetroNotícias.