Credores aprovam plano de recuperação da Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande

Os credores da Ecovix aprovaram, nesta terça-feira (26), o plano de recuperação da empresa, dona do Estaleiro Rio Grande, o maior instalado no Polo Naval de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Em assembleia, que durou quatro horas, 84 votantes foram a favor e 11, contra.

A Ecovix soma dívidas de cerca de R$ 7 bilhões. Os ativos – incluindo o dique e os pórticos – são avaliados em US$ 1 bilhão. Sem novos projetos para o estaleiro, as estruturas estão abandonadas.

A decisão dos credores será submetida à análise da 2º Vara Cível de Rio Grande. Com a recuperação, a empresa quer afastar a possibilidade de falência devido às dívidas, além de viabilizar novos investidores e retomar as atividades no complexo.

Entre as soluções apontadas por uma consultoria especializada no setor estão: atividade portuária, reparos em plataformas petrolíferas e embarcações, processamento de aço para a indústria metalmecânica e finalização da plataforma P-71, cuja obra foi cancelada pela Petrobras este ano, para outro comprador. A movimentação de carga não afetaria a operação naval, segundo a Ecovix.

Em 2010, a Petrobras contratou a Ecovix para fabricar oito cascos de plataforma. Três anos depois, a Operação Lava Jato descobriu irregularidades e prendeu diretores do estaleiro. Em dezembro de 2016, o projeto de quase R$ 10 bilhões foi cancelado e 3,2 mil trabalhadores demitidos.