Complexo do Porto do Açu será um dos destaques da Intermodal 2019

Complexo do Porto do Açu será um dos destaques da Intermodal 2019

Terminal Multicargas (T-MULT) em operação no Açu representa nova alternativa de escoamento para o país e oferece soluções integradas door-to-door.

Rio de Janeiro — O Complexo do Porto do Açu, em operação desde 2014, será um dos destaques da Intermodal South America 2019, que acontecerá de 19 a 21 de março(terça a quinta-feira), no Centro de Exposições São Paulo Expo (SP). A feira é o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

No estande 14-56, os visitantes poderão conhecer detalhes do maior complexo portuário, industrial e energético do Brasil, localizado em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria da Prumo Logística com o Porto de Antuérpia Internacional, o empreendimento conta com 13 empresas instaladas, que geram 6 mil empregos.

Por meio de ferramentas interativas e audiovisuais, os visitantes da Intermodal poderão navegar por todas as áreas do Açu e as empresas em operação no Complexo. Além disso, terão a oportunidade de conhecer os diferenciais do porto, que é 100% privado, com infraestrutura de ponta, até 25 metros de profundidade e retroárea de 90km² para a instalação de indústrias, entre outros.

Pela primeira vez, o estande do Porto do Açu contará também com a presença do Porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa e 15º maior porto de contêiner do mundo, parceiro e shareholder da Porto do Açu desde 2017.

O principal destaque do estande será o Terminal Multicargas (T-MULT), que registrou um crescimento de 96% no volume movimentado entre 2016 (quando começou a operar) e 2018. Com acesso as principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos e carga geral, o T-MULT já realiza operações integradas de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Além disso, o terminal oferece, desde 2017, soluções de Logística Integrada para granéis sólidos (Porto/Armazenagem/Transporte). Para se ter uma ideia, em 2018, o door-to-door foi responsável por 42% do volume movimentado pelo T-MULT.

Além das soluções door-to-door para importação e exportação, o terminal também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do porto. Além desse, estão sendo desenvolvidos mais três terminais integradores em Três Rios, Vitória e Região Metropolitana de BH.

Complexo do Porto do Açu — Em operação desde 2014, o Complexo do Porto do Açu tem grande vocação para o segmento de O&G devido à sua localização estratégica próximo às bacias de Campos e Espírito Santo e movimenta petróleo, minério de ferro, carvão, coque, bauxita, carga geral e de projetos, entre outros. Com 130 km² de área, sendo 40 km² de reserva ambiental, o Complexo do Porto do Açu conta com as empresas: Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, BP Prumo, B-Port (empresa do Grupo Edison Chouest), InterMoor, NOV, TechnipFMC, Wartsila, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu) e Estação Açu.

Além disso, o Complexo possui retro área disponível para instalação de empresas de diversos segmentos. Por ser um porto 100% privado, há uma maior flexibilidade para o desenvolvimento de soluções customizadas e contratos de longo prazo, de acordo com as demandas dos clientes.

Em 2018, o Complexo do Porto do Açu recebeu um total de 2.535 embarcações, 6% a mais do que o movimentado em 2017. Desde que começou a operar, o porto já recebeu mais de 6 mil navios, apresentando uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 85%.

Fonte: Revista Fator Brasil.

print