ANTAQ divulgará resultado do IDA em 13 de agosto

ANTAQ divulgará resultado do IDA em 13 de agosto

O Índice de Desempenho Ambiental é a principal ferramenta para avaliação da gestão sustentável de instalações portuárias reguladas pela Agência

A ANTAQ divulgará, em 13 de agosto, a partir das 14h30, em evento on-line, o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2019. É a décima primeira edição da avaliação para portos públicos e a terceira para terminais de uso privado.

O IDA, aplicado desde 2012 pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GMS), é a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela ANTAQ e um importante instrumento de regulação responsiva da Agência.

O índice é aplicado anualmente e nesta edição avaliou 31 portos organizados e 92 terminais de uso privado por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. Tais indicadores fornecem informações que auxiliam gestores e tomadores de decisões e que estimulam a adequação do setor portuário à legislação e às melhores práticas de gestão ambiental.

Para a diretora interina da ANTAQ, Gabriela Costa, “o IDA já é uma ferramenta bem estabelecida e conta com muito respeito do setor portuário. A ANTAQ, priorizando o desenvolvimento sustentável e tendo o setor portuário como fonte de possíveis impactos ambientais, busca com o IDA avaliar a gestão ambiental das instalações e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento e expansão das boas práticas de sustentabilidade”.

Gabriela disse, ainda, que os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais. “Além disso, permite identificar medidas de gestão bem sucedidas que podem ser compartilhadas entre as instalações portuárias.”

Programação

Além da divulgação dos resultados do IDA, a programação contará com a participação dos três diretores da ANTAQ, Francisval Mendes (Diretor-Geral substituto), Adalberto Tokarski e Gabriela Costa, que farão os pronunciamentos de abertura. O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, Mateus do Amaral, estará também na abertura e falará sobre “Os Índices de Desempenho Ambiental (IDAs) desenvolvidos pelos modais de transporte”.

Em seguida, o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, José Renato Fialho, destacará os primeiros colocados do ranking IDA por categoria (portos públicos e terminais de uso privado). Haverá, ainda, uma apresentação sobre os principais pontos do projeto “Impactos e Risco da Variabilidade Climática no Setor Portuário Brasileiro”, que vem sendo desenvolvido em decorrência do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Fonte: ANTAQ.

print