Petrobras chama chineses para investirem em estaleiros no Brasil

Petrobras chama chineses para investirem em estaleiros no Brasil

Estatal acredita que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acompanha o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em missão oficial à China

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, se reuniu com empresários, investidores e representantes do governo chinês

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, convidou investidores chineses a visitarem estaleiros brasileiros e explorarem oportunidades de parceria no setor de petróleo e gás.

Em reunião com empresários, investidores e representantes do governo chinês na sede da Embaixada do Brasil em Pequim, na segunda-feira (28), a CEO apresentou um panorama das atividades da empresa, especialmente na indústria naval, destacando o potencial para ampliação dos estaleiros no Brasil.

“Nós estamos aqui para propor a ampliação da parceria do Brasil e China no investimento em petróleo e gás. Entendemos que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros e acreditamos que o incremento da nossa cooperação trará benefícios para os nossos países. Viemos reforçar nossos laços de cooperação e propor novos negócios”, disse Magda, segundo o comunicado.

Já o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destacou a retomada da construção de navios no Brasil para a indústria de petróleo. “Nós pretendemos contratar 25 navios até 2030. Temos estaleiros ociosos no Brasil e seria importante construirmos novas parcerias comerciais e tecnológicas. Em linha com as políticas públicas do governo brasileiro de estímulo à construção de navios no Brasil, reforçamos o convite ao conjunto de empresários para que possam avaliar as oportunidades que temos no setor”, disse Bacci.

Chambriard acompanha o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em missão oficial à China. Além de Chambriard, Bacci e Costa, estiveram presentes a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, e representantes do BNDES e dos ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A Petrobras possui, no momento, sete FPSOs em construção: P-78 (previsto para entrar em operação em 2025), P-79 (2026), P-80 (2027), P-82 (2027), P-83 (2027), P-84 (2029) e P-85 (2030+). Todos eles vão ter alguma parte de suas estruturas construídas na China.

O FPSO Alexandre de Gusmão, que deve entrar em operação neste ano, saiu da China em dezembro de 2024. E os FPSOs Marechal Duque de Caxias, Maria Quitéria e Almirante Tamandaré, que entraram em operação em 2024 e 2025, também tiveram uma parte de seus módulos construída na China.

Fonte: Brasil Energia por 

https://pcfa.com.br/

print