
Petrobras chama chineses para investirem em estaleiros no Brasil
Estatal acredita que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acompanha o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em missão oficial à China
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, se reuniu com empresários, investidores e representantes do governo chinês
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, convidou investidores chineses a visitarem estaleiros brasileiros e explorarem oportunidades de parceria no setor de petróleo e gás.
Em reunião com empresários, investidores e representantes do governo chinês na sede da Embaixada do Brasil em Pequim, na segunda-feira (28), a CEO apresentou um panorama das atividades da empresa, especialmente na indústria naval, destacando o potencial para ampliação dos estaleiros no Brasil.
“Nós estamos aqui para propor a ampliação da parceria do Brasil e China no investimento em petróleo e gás. Entendemos que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros e acreditamos que o incremento da nossa cooperação trará benefícios para os nossos países. Viemos reforçar nossos laços de cooperação e propor novos negócios”, disse Magda, segundo o comunicado.
Já o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destacou a retomada da construção de navios no Brasil para a indústria de petróleo. “Nós pretendemos contratar 25 navios até 2030. Temos estaleiros ociosos no Brasil e seria importante construirmos novas parcerias comerciais e tecnológicas. Em linha com as políticas públicas do governo brasileiro de estímulo à construção de navios no Brasil, reforçamos o convite ao conjunto de empresários para que possam avaliar as oportunidades que temos no setor”, disse Bacci.
Chambriard acompanha o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em missão oficial à China. Além de Chambriard, Bacci e Costa, estiveram presentes a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, e representantes do BNDES e dos ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A Petrobras possui, no momento, sete FPSOs em construção: P-78 (previsto para entrar em operação em 2025), P-79 (2026), P-80 (2027), P-82 (2027), P-83 (2027), P-84 (2029) e P-85 (2030+). Todos eles vão ter alguma parte de suas estruturas construídas na China.
O FPSO Alexandre de Gusmão, que deve entrar em operação neste ano, saiu da China em dezembro de 2024. E os FPSOs Marechal Duque de Caxias, Maria Quitéria e Almirante Tamandaré, que entraram em operação em 2024 e 2025, também tiveram uma parte de seus módulos construída na China.
Fonte: Brasil Energia por
https://pcfa.com.br/