Petrobras adia bid de AHTS para o fim de janeiro
Ficou para o dia 28 do mês que vem o prazo de abertura de propostas da licitação para contratar o afretamento de dois barcos do tipo Anchor Handling Tug Supply
Por Fernanda Nunes
A Petrobras adiou mais uma vez, agora por dois meses, para 28 de janeiro, o prazo de abertura de propostas da licitação para afretar dois barcos de apoio do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply), que estava marcado para início de dezembro deste ano. O edital da licitação foi lançado em dezembro de 2023 e o bid permanece aberto após sucessivos adiamentos.
A concorrência prevê cinco lotes, que têm prazos contratuais de oito, 10 e 12 anos. Cabe à empresa fornecedora escolher o prazo pelo qual pretende disputar. Para chegar a um vencedor, a Petrobras vai considerar o maior prazo de execução e a quantidade de embarcações ofertadas, além da menor taxa diária.
A petrolífera definiu no edital um percentual de conteúdo local mínimo de 60% no contrato de serviços e de 40% na construção. Já para a fase de afretamento, a exigência é apenas de certificação de aquisições no Brasil.
É permitida a formação de consórcio e a participação de empresas em processo de recuperação judicial e extrajudicial. Mas as empresas inscritas no Programa de Excelência Operacional de Transporte Aéreo Marítimo (Peotram), da estatal, terão vantagem.
A essas empresas será concedida uma deflação de até 3% sobre a taxa diária. Na apresentação das propostas, as interessadas terão que indicar também os estaleiros onde as embarcações devem ser construídas.
Fonte: Brasil Energia por https://pcfa.com.br/















