Agência aprova realização do 2º Inventário de Emissões de GEE do Setor Aquaviário

Agência aprova realização do 2º Inventário de Emissões de GEE do Setor Aquaviário

Novo ciclo de pesquisa vai viabilizar a inserção de dados portuários ao painel interativo de emissões

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a realização do segundo ciclo de pesquisas para o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Setor Aquaviário. 

Nessa etapa, o foco será a coleta direta de dados primários junto aos portos, instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs); e a ampliação do escopo para incluir operações portuárias detalhadas e inventários completos de terminais.

Com o novo levantamento serão incluídos dados portuários ao painel interativo do inventário, permitindo consultas dinâmicas e exportação de dados em múltiplos formatos. A série histórica dessas novas variáveis abrange os anos de 2021 a 2024. 

Nesse ciclo será entregue ainda um relatório técnico consolidado com mapeamento completo das fontes emissoras, segmentado por emissões diretas e indiretas, com margens de erro calculadas e explicitadas para cada categoria.

Além disso, serão inclusos indicadores setoriais com o desempenho de emissões, calculados com base em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol; a porcentagem de utilização de recursos renováveis, refletindo as principais fontes de emissões do setor aquaviário; e rankings regionais de eficiência carbônica por tipo de carga.

Com o novo levantamento, a ANTAQ mostra novamente seu alinhamento com as diretrizes internacionais de descarbonização e comprometimento das metas da Organização Marítima Internacional (IMO) de reduzir as emissões do transporte marítimo.

O projeto também conta com parcerias estratégicas e fundamentais, como os Acordos de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a parceria com a Eletrobras, que apoiará os estudos para transição energética em portos, incluindo energia renovável e sistemas OPS (On-Shore Power Supply); e a ABNT que contribui com a certificação de processos.

O levantamento do 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário, deliberado na Reunião Ordinária Virtual da última semana, já começa a ser executado neste mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Cerimonial

ANTAQ – https://www.gov.br/antaq/

print