
Agência aprova realização do 2º Inventário de Emissões de GEE do Setor Aquaviário
Novo ciclo de pesquisa vai viabilizar a inserção de dados portuários ao painel interativo de emissões
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a realização do segundo ciclo de pesquisas para o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Setor Aquaviário.
Nessa etapa, o foco será a coleta direta de dados primários junto aos portos, instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs); e a ampliação do escopo para incluir operações portuárias detalhadas e inventários completos de terminais.
Com o novo levantamento serão incluídos dados portuários ao painel interativo do inventário, permitindo consultas dinâmicas e exportação de dados em múltiplos formatos. A série histórica dessas novas variáveis abrange os anos de 2021 a 2024.
Nesse ciclo será entregue ainda um relatório técnico consolidado com mapeamento completo das fontes emissoras, segmentado por emissões diretas e indiretas, com margens de erro calculadas e explicitadas para cada categoria.
Além disso, serão inclusos indicadores setoriais com o desempenho de emissões, calculados com base em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol; a porcentagem de utilização de recursos renováveis, refletindo as principais fontes de emissões do setor aquaviário; e rankings regionais de eficiência carbônica por tipo de carga.
Com o novo levantamento, a ANTAQ mostra novamente seu alinhamento com as diretrizes internacionais de descarbonização e comprometimento das metas da Organização Marítima Internacional (IMO) de reduzir as emissões do transporte marítimo.
O projeto também conta com parcerias estratégicas e fundamentais, como os Acordos de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a parceria com a Eletrobras, que apoiará os estudos para transição energética em portos, incluindo energia renovável e sistemas OPS (On-Shore Power Supply); e a ABNT que contribui com a certificação de processos.
O levantamento do 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário, deliberado na Reunião Ordinária Virtual da última semana, já começa a ser executado neste mês.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Cerimonial
ANTAQ – https://www.gov.br/antaq/