Governo do Amapá e Transpetro firmam MoU para terminal logístico
O memorando de entendimentos assinado tem como objetivo iniciar os estudos de viabilidade técnica visando à instalação de um novo terminal logístico na Região Norte
Por Ana Luisa Egues
O governo do Amapá e a Transpetro assinaram, na terça-feira (16), um memorando de entendimentos para iniciar estudos de viabilidade técnica visando à instalação de um novo terminal logístico na Região Norte, segundo comunicado divulgado pelo governo do Amapá na quarta-feira (17). Os estudos terão como foco a avaliação da infraestrutura logística necessária ao desenvolvimento das atividades de produção na região, caso a campanha exploratória na Bacia da Foz do Amazonas comprove a existência de petróleo em escala comercial.
Esses estudos estão sendo discutidos pela Transpetro desde, ao menos, outubro deste ano, quando foi realizada a OTC Brasil 2025. No evento, a companhia sinalizou, ao governo do Amapá, a intenção de construir uma base logística no estado, para dar suporte às operações de transporte e logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis. Depois, em novembro, a Transpetro iniciou conversas com o Sebrae no Amapá, além das negociações com o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade).
“Este memorando marca um passo importante para formalizar tratativas que já vínhamos conduzindo. Os estudos que vem sendo feitos poderão confirmar o potencial que já é reconhecido nesta bacia petrolífera. Caso isso aconteça, é essencial preparar todo o caminho antes da fase de produção, garantindo agilidade e oportunidades para empresas e profissionais locais. Temos um papel social relevante: além dos benefícios para a companhia, queremos que boa parte dessa riqueza permaneça no estado, gerando desenvolvimento e inclusão”, disse o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães, segundo o comunicado.
“Temos a possibilidade de ter uma estrutura logística da Transpetro aqui no estado e isso garante um ganho de escala para a população, pois, existe uma cadeia ao redor desta empresa. Por isso, estamos acelerando estas tratativas para garantirmos estrutura para a chegada da Transpetro”, destacou o diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga, também segundo o comunicado.
Fonte: Brasil Energia por https://pcfa.com.br/















