Petrobras inicia perfuração na Margem Equatorial

Petrobras inicia perfuração na Margem Equatorial

O poço Morpho foi perfurado pela sonda NS-42, da Foresea, em lâmina d’água de 2,887 mil m. De acordo com a estatal, a atividade durará cinco meses

Por Ana Luisa Egues

A Petrobras iniciou, na segunda-feira (20), a perfuração do poço exploratório Morpho, no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial Brasileira, informou a companhia em carta ao Ibama enviada nesta terça-feira (21). A licença de operação foi emitida pelo Ibama ontem, e a estatal comunicou, em nota, que iniciaria a atividade de perfuração imediatamente.

O poço 1-BRSA-1405-APS foi perfurado pela sonda NS-42, da Foresea, em lâmina d’água de 2,887 mil m. De acordo com a estatal, a atividade durará cinco meses.

 

Por meio desta pesquisa exploratória, a companhia busca obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. Não há produção de petróleo nessa fase.

O contrato da sonda estava previsto para vencer hoje (21). Caso o Ibama não tivesse dado o aval antes do vencimento, a Petrobras seria obrigada a reiniciar o licenciamento.

De acordo com o Ibama, a emissão da licença para a perfuração do poço Morpho ocorreu após rigoroso processo de licenciamento ambiental. “As exigências adicionais para a estrutura de resposta foram fundamentais para a viabilização ambiental do empreendimento, considerando as características ambientais excepcionais da região da bacia da Foz do Amazonas”, afirmou o órgão ambiental em comunicado divulgado ontem (20).

Além disso, durante a atividade de perfuração, será realizado novo exercício simulado de resposta à emergência, com foco nas estratégias de atendimento à fauna. Após a realização deste simulado, a Petrobras deverá encaminhar, em até 45 dias, o respectivo relatório com descrição e avaliação do exercício.

 

Fonte: Brasil Energia por https://pcfa.com.br/

print