Wilson Sons é a primeira companhia da América Latina a ingressar no TIC 4.0, o comitê global de inovação em terminais portuários

A Wilson Sons foi selecionada e aprovada como novo membro do TIC 4.0 (Terminal Industry Committee ou Comitê da Indústria de Terminais), que coordena a implementação da 4ª revolução industrial no setor de movimentação de cargas. A Wilson Sons é a primeira companhia da América Latina a ingressar no TIC 4.0, que reúne players globais tanto da indústria de operadores de terminais quanto de fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia de ponta portuários.

O TIC 4.0 é um comitê internacional para as empresas fomentarem novos saltos tecnológicos, em grande escala, criando padrões em bloco de automação, comunicação de dados e informações eletrônicas nos portos. Com a automação e a digitalização, a adoção de novas tecnologias reduz o trabalho manual e, assim, aumenta a eficiência operacional e a produtividade das companhias.

A Wilson Sons, por meio da sua unidade de negócio Tecon Rio Grande, foi convidada, em novembro do ano passado. “Após o convite, realizamos um processo de avaliação, e a companhia foi aprovada em reunião do Conselho do TIC 4.0, sendo o ingresso formalizado como novo membro em julho”, explica Giovanni Phonlor, gerente de Desenvolvimento de Sistemas do Tecon Rio Grande (RS).

“A inovação e a adoção de novas tecnologias fazem parte do DNA da Wilson Sons. A escolha da companhia pelo TIC 4.0, como o seu primeiro membro na América Latina, reflete nossa visão de futuro, sempre buscando agregar valor à companhia, com operações ainda mais eficientes e sustentáveis. Com novas soluções voltadas para a transição digital, vamos superar os desafios do setor, desenvolvendo o transporte marítimo e criando um futuro melhor”, diz Arnaldo Calbucci, COO da Wilson Sons.

Na próxima reunião do Conselho do TIC 4.0, em 15 setembro, na Finlândia, a Wilson Sons estará presente. O objetivo da reunião, que será realizada de forma presencial e virtual, é definir novos padrões e os próximos saltos de tecnologia para terminais de contêineres. O TIC 4.0 vem avançando na padronização tecnológica. No ano passado, por exemplo, houve a publicação dos padrões e conceitos de atividade de equipamentos de manuseio de contêineres e fontes de energia. Já este ano foram estabelecidos o modelo de dados e definições de padrões de troca de informações de operações (TOS) e equipamentos de movimentação de contêineres (CHE) para terminais.

“A padronização das novas tecnologias é essencial para a inovação se disseminar no setor e, assim, as companhias darem novos saltos de eficiência”, afirma Giovanni, que participará, de forma virtual, da reunião do Comitê do TIC 4.0 no próximo dia 15.

Além da presença das companhias players globais como membros do Comitê, o TIC 4.0 é endossado pela Federação das Empresas e Terminais Portuários Privados Europeus (Feport) e pela Associação dos Fabricantes de Equipamentos Portuários (Pema).

Os terminais de contêineres da Wilson Sons — Tecon Rio Grande (RS) e Tecon Salvador (BA) — estão fazendo novos investimentos em automação e digitalização. Entre as inovações implementadas nos terminais estão a automação e digitalização de sistemas e processos operacionais e automação de gates nos terminais (para atendimento de caminhões).

O terminal gaúcho, o mais automatizado do país, é operado pela Wilson Sons há 25 anos, conectando o Sul do país com o mundo e operando as principais linhas marítimas que escalam o Brasil. Desde 1997, são mais de US? 275 milhões em investimentos em infraestrutura, equipamentos, treinamento e tecnologia.

Desde 2000, o Tecon Salvador, unidade de negócios localizada no porto da capital baiana, já recebeu mais de R$ 900 milhões em investimentos, sendo R$ 443 milhões apenas nos últimos dois anos. Com a recente ampliação do berço de atracação, que passou de 377 metros para 800 metros, o terminal pode receber, simultaneamente, dois navios New Panamax, os maiores porta-contêineres do mundo.

Reafirmando o seu compromisso com novas soluções e o incentivo ao empreendedorismo tecnológico, em julho a Wilson Sons lançou o primeiro hub de inovação marítimo e portuário da América Latina, o Cubo Maritime & Port, para tornar as operações mais eficientes, seguras e sustentáveis. A iniciativa integra diversas pontas do ecossistema para acelerar a inovação e fomentar startups da indústria. O hub já conta com 12 startups, desenvolvendo soluções de grande impacto para ampliar a eficiência do transporte aquaviário e adaptar o setor à economia de baixo carbono.

Fonte: Portos e Navios