SOAMAR-RIO visita a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto em Angra dos Reis
Na chuvosa e nublada manhã de 15 de setembro de 2022, ainda antes do nascer do sol, uma comitiva com 25 integrantes da SOAMAR-RIO partiu, em duas vans, da sede do 1º Distrito Naval rumo a Angra dos Reis-RJ, para uma visita institucional às instalações da CNAAA – Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, da Eletronuclear. O nome homenageia o Vice-Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (1889-1976), grande cientista brasileiro, membro do Comitê de Energia Atômica da ONU, presidente da Academia Brasileira de Ciências e criador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – então Conselho Nacional de Pesquisas).
Fomos recebidos no Observatório Nuclear por José Chahim, chefe do Departamento de Relações Públicas, que nos apresentou uma esclarecedora palestra sobre o processo gerador da energia nuclear, o funcionamento e a importância atual das usinas de Angra e um pouco da história da CNAAA. Conhecemos ainda as modernas e interativas instalações do centro de visitantes, com informações didáticas para o público em geral, área de acesso fácil e gratuito às margens da BR-101.
Visitamos as obras da usina Angra 3, retomadas há pouco e com previsão de conclusão em 2028. Na sequência, pudemos visitar em detalhes as instalações da usina Angra 2, em operação desde 2001, conhecendo de perto seu centro de controle, instalações gerais, forte sistema de segurança, dados técnicos e suas imensas turbinas, onde o vapor da água superaquecida pelo reator nuclear movimenta as hélices e gera energia elétrica.
As duas usinas nucleares já em atividade na CNAAA (Angra 1 e Angra 2) respondem atualmente por cerca de 2,2% de toda a energia elétrica consumida no Brasil, com projeção de crescimento e multiplicação. O projeto nuclear brasileiro, que remonta à modernização dos anos 1950, é fruto do grande movimento nacional-desenvolvimentista dos anos 1970, verdadeira revolução de infraestrutura, que hoje nos rende outros grandes frutos, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
Ao final, bem instruídos sobre energia nuclear e ainda mais animados com a potência do Brasil e as grandes possibilidades que se abrem para nos tornarmos, enfim, o país do presente, almoçamos em um restaurante na Vila Residencial de Praia Brava, onde moram dezenas de funcionários da Eletronuclear com suas famílias desde a década de 1970. Como lembrança da visita, o presidente da SOAMAR-RIO, Dr. Márcio Prado Maia, entregou uma panóplia de agradecimento ao anfitrião José Chahim e, aos seus cuidados, igual homenagem ao Dr. Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletronuclear, que tão gentilmente nos abriu as portas da CNAAA para essa instigante visita.
Daniel Mata Roque
2º Diretor de Divulgação da SOAMAR-RIO
Fonte: SOAMAR-RIO