Nova profundidade e calados do Porto de Vitória
Navios com maiores calados e mais carga já podem acessar o Porto de Vitória. A Resolução nº 84/2018, da Norma de Navegação da Autoridade Portuária (Normap) 1 foi publicada na tarde desta sexta-feira (28), no site da CODESA. A norma aponta os ganhos operacionais do porto, após a dragagem do canal e dos berços, foi liberada nesta data pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e representará ganhos reais de capacidade de 34,30%.
Os testes com as novas medidas, realizados no laboratório da Universidade de São Paulo (USP), foram acompanhados por técnicos da companhia, Marinha e Praticagem, cujas atuações foram fundamentais na obtenção dos resultados.
O Canal – interno e externo – passa a contar com 14 m de profundidade e todos os berços apresentam resultados positivos de aumento de calado. Embarcações de até 70 mil toneladas para carga geral e graneleiro e de 50mil t para contêineres poderão acessar o porto. O tamanho também foi aprovado: os terminais podem receber navios de até 244,99m.
Capacidade
“Os ganhos são reais em todos os sentidos. Foram atingidas a profundidade do canal e calados pretendidos. Agora vamos acompanhar, na prática, o comportamento do trânsito de navegação, comparando com os resultados obtidos durante a fase da campanha de simulação de acesso e manobras”?, explicou o diretor de Infraestrutura e Operação da CODESA, no exercício da presidência, Guilherme Magalhães.
Segundo Magalhães, esta regulamentação representa uma etapa importante para a operação do porto: “Os resultados deste novo ciclo que se inicia são fundamentais para a contribuição do desenvolvimento econômico do estado, mas as ações continuam. Agora estamos iniciando as mudanças na localização das boias, já que temos novas profundidades”?, disse.
Novas medidas
Profundidades | Antes | Agora |
Canal Interno | 11,70 metros | 12,90 metros* |
Canal Externo | 14 metros | 14 metros |
*Em 30/11/2018 o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) informou à CODESA que houve uma falha no processamento da batimetria e, portanto, onde consta 12,90m deve ser considerado 14m. Esse dado será retificado em fevereiro de 2019, quando será realizada nova campanha de simulação de acesso e manobras.
Calado | Antes | Agora |
Canal de acesso | 10,67 metros | 11,20 metros + maré limitado a 12,50 metros |
Calados dos Berços | Antes | Agora |
101 – Cais Comercial de Vitória – Público | 7,70 metros | 11,2 metros |
102 – Cais Comercial de Vitória – Público | 7 metros | 9,20 metros |
103 – Cais Comercial de Vitória – Público | 7,30 metros | 8,80 metros |
201 – Cais de Capuaba – Público | 8,80 metros | 11,70 metros |
202 – Cais de Capuaba – Público | 8,40 metros | 12,50 metros |
203 – Terminal TVV-Login – Arrendado | 11 metros | 11,90 metros |
204 – Terminal TVV-Login – Arrendado | 11,20 metros | 12,50 metros |
206 – Terminal de Peiú – Arrendado | 8,90 metros | 10,10 metros |
905 – Cais de Paul (Gusa) – Público | 8,90 metros | 10,10 metros |
207 – Cais de Atalaia* – Público | 9,70 metros | 12,50 metros* |
*Nova medida em processo de validação devido conclusão das obras.
Fonte: Assessoria de Imprensa – CODESA / Porto de Vitória