Damen desenvolve nova classe de embarcações para o setor eólico offshore

Damen desenvolve nova classe de embarcações para o setor eólico offshore

A Damen Shipyards divulgou o desenvolvimento de uma nova classe de embarcações que será capaz de suportar a implantação de turbinas eólicas offshore flutuantes de grande escala.

Há previsões de mais de 200 GW a partir de novas turbinas eólicas flutuantes em operação até 2050. Devido ao tamanho das turbinas e às profundidades em que serão posicionadas muitas das novas unidades, serão necessárias correntes e âncoras de tamanhos sem precedentes.

“Pesquisas indicam que cada unidade exigirá entre três e seis âncoras cada, com diâmetros de corrente aumentando de 152 mm típicos para uma grande estrutura offshore para mais de 220 mm”, informoa o estaleiro Damen, acrescentando que embora as tecnologias de ancoragem permaneçam praticamente as mesmas, as embarcações necessárias para o manuseio precisarão ser muito maiores do que os atualmente em operação.

Para o desenvolvimento da nova classe, o Damen se uniu a fornecedores e operadores de embarcações. A empresa sediada em Gorinchem está também em discussões com fornecedores para desenvolver novos sistemas de convés que possam acelerar o carregamento de correntes, cordas sintéticas, fios de aço e outros possíveis componentes da linha de ancoragem.

Fonte: Portos e Navios

https://www.portosenavios.com.br/

print