Veja o passo a passo para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600
Se você não está no Cadastro Único e quer pedir o auxílio, o primeiro passo é entrar na página do governo criada para isso, que tem informações sobre os critérios para ter acesso ao programa.
O endereço é: https://auxilio.caixa.gov.br. A página inicial já traz as informações sobre quem tem direito ao benefício. No canto superior direito, clique no botão “realize sua solicitação.”
A nova página mostra novamente as informações sobre quais são os critérios para ter acesso. Leia com atenção e marque os quadradinhos informando que você confirma atender a todas as condições e autoriza o acesso aos seus dados para que o governo confira se é verdade. Depois, clique no botão que diz “tenho os requisitos, quero continuar.”
A página que se abre pede informações básicas, que devem ser iguais às do seu cadastro na Receita Federal. Preencha seu nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Marque a opção indicando que você não é um robô. E clique no botão laranja que diz continuar.
Neste momento, o sistema informa se o CPF já está no Cadastro Único. Nesse caso, você vai ser informado que é preciso esperar o processo de seleção, que vai considerar as informações já existentes no cadastro. Se não, a página seguinte pede um número de celular e a operadora. Isso é importante para que a Caixa envie um código para confirmar se você é você mesmo. Clique mais uma vez em continuar.
Depois disso, a nova página pede seus dados econômicos. Quanto você ganhava por mês em média, qual era a área em que você trabalhava, e estado e cidade em que mora. Depois de preencher isso, clique em continuar.
A página seguinte pede informações da família – pelo menos dos membros que possuam CPF. É só dizer quantas pessoas moram com você e, se você for mulher e chefe de família, marque essa opção. É importante porque o auxílio é maior. Depois de preencher e marcar a informação, aperte em continuar.
Na próxima página, você deve escolher como vai receber o benefício. Se já tiver uma conta em banco, marque esta opção e informe os dados da conta – ela deve estar registrada com o seu CPF.
Nesse caso, uma nova página será aberta e ali você informa em que banco tem a conta, que tipo de conta é, o número da agência e o número da conta. Pode acontecer de, no pé da página, haver um aviso de que, se a conta estiver com saldo negativo ou débito em conta, o dinheiro pode ser utilizado para quitar esta dívida. O governo diz que isso não vai acontecer, e a previsão é que o aviso também seja retirado. Depois disso, clique em continuar.
Agora, se não tiver conta no banco ou não quiser receber na conta que tem, marque a outra opção, de abrir uma conta e receber. Nesse caso, a Caixa vai criar uma conta de poupança digital no seu nome só para isso, sem taxas nem cartão, apenas para você administrar o dinheiro que receber do benefício. Nessa opção, a nova página que abre pede algum documento de identificação – ou seu RG ou a sua habilitação. Clique no que preferir, preencha os dados e aperte continuar.
Pronto. Qualquer que tenha sido a opção, agora você pode ver um resumo dos dados que informou e ver se está tudo certo. Caso tenha algo errado, clique na opção que permite voltar para corrigir aquele ponto.
Se estiver tudo certo, clique na frase “leia os termos e condições” para saber como vai funcionar sua conta. Se estiver de acordo com tudo, marque o quadradinho em que “você concorda com o uso dos dados para abertura de uma poupança digital” e termine o processo apertando em “concluir sua solicitação”. O cadastro está pronto.
Fonte: G1 e Caixa Econômica Federal.