Tecon Salvador investe na cabotagem como solução logística para os clientes

Tecon Salvador investe na cabotagem como solução logística para os clientes

Após inovar na criação de célula comercial dedicada para atender o segmento, terminal comemora crescimento na movimentação de cargas via navegação costeira.

No Tecon Salvador, terminal de contêineres da Wilson Sons, a movimentação de cargas via cabotagem registra recordes seguidos, com uma média de crescimento anual de 10%. A empresa foi a primeira no Brasil a criar, há seis anos, uma célula comercial dedicada exclusivamente a esse tipo de modal, tendo implantado unidades em Manaus e São Paulo, além do escritório na capital baiana. A estratégia tem obtido sucesso. Desde o início da célula dedicada, a movimentação de cargas por navegação costeira apresentou crescimento de 62%, ultrapassando a marca de 43 mil contêineres cheios no ano passado.

O último recorde mensal registrado pelo terminal foi em agosto deste ano, com a movimentação de 5.018 contêineres cheios, 13% a mais do que a marca obtida anteriormente, em abril de 2018. É o melhor resultado em 18 anos de operação do terminal. O destaque foi arroz, construção civil e polímeros. De janeiro a agosto deste ano, a movimentação de cabotagem apresentou crescimento de 6% comparado ao mesmo período de 2017.

Os resultados melhoram ano a ano e já se percebe maior diversidade de segmentos utilizando o serviço. Alguns exemplos são os setores de cimento, que no primeiro semestre movimentou 410 contêineres, e o de bebidas, com 379 contêineres neste mesmo período. Além de ser um transporte mais seguro para as cargas, com menor risco de avarias e roubos, a cabotagem também oferece a possibilidade de reduzir custos em até 30% nas rotas de maior distância.

“Há seis anos dedicamos esforços para apoiar os armadores e embarcadores no desenvolvimento desse modal. No período, embarcamos aproximadamente 30.000 contêineres novos, com destaque para os segmentos de duas rodas, químicos, alimentos e bebidas, além de higiene e limpeza”, reforça Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

Durante os seis anos de atividade da célula comercial de cabotagem, o Tecon Salvador realizou estudos e mapeamento de oportunidades no setor. “Depois de entender as necessidades do modal, promovemos uma série de ações para aprimorar nossos processos. Entre elas, ressalto o projeto de desburocratização, que automatizou a liberação de cargas, reduzindo em 76% o tempo de retirada de contêineres no porto”, complementa Iglesias.

O Tecon Salvador é hoje um dos principais agentes de atração e retenção de investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 435 mil TEU por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000. O terminal conta com quatro mil metros de armazém alfandegado, 674 tomadas frigoríficas, 11 RTGs (Rubber Tyred Gantry – pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação dos contêineres no pátio), sendo nove elétricos, e seis portêineres STS (Ship to Shore Super Post Panamax – responsáveis pela movimentação de contêineres entre o navio e o pátio). Desde junho, está habilitado a receber navios de 366 metros de comprimento.

Perfil — O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.

Fonte: Fator Brasil

print