SINDMESTRES apresenta projeto de qualificação ao atual Diretor de Portos e Costas

SINDMESTRES apresenta projeto de qualificação ao atual Diretor de Portos e Costas

Na última terça-feira, 11, o Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos (SINDMESTRES), representado pelo Diretor Presidente Valter Martins Ramos e pela Coordenadora Pedagógica Cleo Antunes, participou de audiência com o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha.

Um dos objetivos foi apresentar o Projeto Qualificar e Profissionalizar, voltado à formação profissional e técnica para aquisição de conhecimentos e habilidades e, por fim, execução das funções de direção no convés e de gestão de embarcações restritas a navegação costeira. Conforme previsto no projeto, a possibilidade do aumento de tonelagem foi devidamente contemplada, sendo garantida pela formação e, portanto, será oportunamente reavaliada pelo atual DPC.

O SINDMESTRES argumentou sobre a possibilidade de indicação de 20% de seus representados desembarcados para realização dos cursos. Neste sentido, a entidade sindical foi orientada a encaminhar um ofício à DPC formalizando o pedido, o que foi prontamente providenciado. Além disso, o assunto referente ao oferecimento do curso CAAQ IC também foi um tema devidamente abordado.

O encontro com o Diretor de Portos e Costas também foi uma oportunidade para discutir temas relacionados ao Cartão de Tripulação de Segurança (CTS), como a fundamental inclusão de MCB nos flotéis, tendo como base a NORMAM-01. Com relação a esse assunto, o SINDMESTRES apoiará no que for necessário, ao setor responsável por essa questão na DPC.

Durante a audiência, o SINDMESTRES abordou a reunião realizada na Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) a respeito de assuntos relacionados às Travessias Recife x Fernando de Noronha e Natal x Fernando de Noronha. O Sindicato ressalta que é fundamental a presença de Imediatos a bordo de todas as embarcações que operam nas referidas travessias, bem como, a imprescindível exigência de Certificação plena (Certificado DPC-1031) para Comando e Imediatice, com um prazo para implementação dessa condição. Nesse contexto, a DPC avaliará, junto a CPPE, a possibilidade do processo de mudança nas Normas e Procedimentos para as Capitanias (NPCP).

Portanto, a audiência foi consideravelmente proveitosa e as reivindicações apresentadas foram bem acolhidas pela equipe da DPC, cabendo ao SINDMESTRES dar prosseguimento às demandas para apoio à implementação das propostas.

DIRETORIA EXECUTIVA

SINDMESTRES

print