PSA movimentou 81 milhões de TEUs em 2018 em todas as suas operações

A PSA, uma das maiores referências no domínio das operadora de terminais de contentores, movimentou 81 milhões de TEU em 2018 no aglomerado da sua rede global de operações – este valor traduz-se em um crescimento de 9,1%, com os volumes internacionais a dominar cada vez mais o seu perfil de produtividade.

Crescimento de 9,3% das operações no estrangeiro

Os seus principais terminais, sediados em Singapura, denotaram um incremento homólogo de 8,9%, atingido os 36 milhões de TEU anuais, ao passo que os terminais internacionais registaram, no seu conjunto, 44,6 milhões de TEU, o que significou um aumento de 9,3%. “O ano de 2018 foi de duas velocidades: o ritmo lento mas estável do crescimento do tráfego da carga contentorizada prosseguiu, apesar das mudanças geopolíticas e do aumento das barreiras comerciais”, comentou, sobre os resultados, Tan Chong Meng, chefe-executivo do grupo.

“Ao mesmo tempo, houve um aumento do índice de digitalização na cadeia de abastecimento global, prometendo melhor visibilidade e eficiência, enquanto a indústria continua a lidar com questões de padronização e colaboração de dados”, complementou Tan Chong Meng. Neste contexto, por vezes antagónico e complexo. “O Grupo PSA alcançou um bom crescimento de volume”, concluiu.

Recorde-se que, na reta final de 2018, a PSA firmou um acordo de colaboração com a transportadora nipónica ONE, com um intuito de com vista à materialização de um terminal de contentores com 4 milhões de TEU de capacidade no terminal de Pasir Panjang.

“Através desta joint venture em Singapura, a ONE estará capacitada para melhorar ainda mais as suas operações de planeamento de terminais e de navios, numa cooperação ainda mais estreita com a PSA”, comentou, à data, Jeremy Nixon CEO da ONE.

Fonte: Revista Cargo