Projeto do novo Terminal Portuário de Macaé será apresentado em audiência pública em novembro

Está marcada para o próximo dia 7 de novembro uma audiência pública que tratará projeto do novo projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

O evento, que começa a partir das 19h, foi marcado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) após a aceitação dos estudos de impacto ambiental por parte do Instituto Estadual de Ambiente (INEA).

Segundo a EBTE, empresa responsável pelo projeto do Tepor, o novo projeto contempla a ampliação de atividades visando atender às novas demandas do setor de petróleo e gás, e outras atividades industriais, comerciais e de serviços, contribuindo para a diversificação regional.

“Esta ampliação do projeto exigiu a realização de novos estudos, envolvendo mais de 70 profissionais especializados em mais de 15 áreas de conhecimento engajados em dois anos ininterruptos de adequação do projeto e de trabalho de campo, além da consulta bibliográfica a cerca de 800 livros, documentos e trabalhos científicos. Somando um total de 7.388 páginas, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) atendeu a mais de 400 itens contidos nas 41 páginas da Instrução Técnica exigidos pelo órgão licenciador, além das questões levantadas nas duas audiências públicas já realizadas”, explicou a empresa.

Conforme descrito no projeto, a área marítima do Tepor será composta de 2 Terminais, sendo o Terminal A, que terá 532.299 metros quadrados (m²) e o Terminal B com 53.863 m² para realizar diversas operações relativas à produção e perfuração localizadas nas Bacias de Campos e Santos.

O novo complexo portuário de Macaé contará ainda com uma Unidade de Regaseificação, um Sistema de Resfriamento de C3 e C4, e uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), localizada na parte terrestre do projeto, que teráde 6.042.682 m², contando com uma enorme retroárea e por galpões industriais, pátios de estocagem de materiais e equipamentos, prédio administrativo, estacionamento para funcionários e visitantes, controle de acesso e uma Estação de Tratamento de Esgotos e Efluentes (ETEE).

Além de toda estrutura necessária para a indústria do petróleo, o novo Terminal Portuário de Macaé contará com a Rodovia Transportuária para sua construção e futuras operações, que está em fase de licenciamento pela Prefeitura de Macaé.

Fruto de um projeto municipal que acabou vinculado ao projeto do porto, devido à logística para sua construção, a nova rodovia conectará o Tepor à RJ-168 e à BR-101, evitando o trânsito pesado na área urbana da cidade.

Fonte: Clique Diário