Porto de Imbituba Registra Crescimento de 19% na Movimentação de Cargas em Janeiro

Porto de Imbituba Registra Crescimento de 19% na Movimentação de Cargas em Janeiro

Exportações Impulsionam Resultados Positivos, com Destaque para Coque de Petróleo e Soja

O Porto de Imbituba encerrou o mês de janeiro com números impressionantes, mantendo uma trajetória de crescimento consistente na movimentação de cargas. De acordo com dados divulgados pela Autoridade Portuária, o Porto registrou a operação de aproximadamente 612 mil toneladas de cargas no último mês, representando um aumento expressivo de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A atividade portuária foi impulsionada principalmente pelas exportações, que continuam a liderar o fluxo de produtos que passaram pelo Porto de Imbituba. Entre os principais produtos exportados estão o coque de petróleo, hulha betuminosa, sal, soja, farelos de milho e de soja, além de contêineres. Esses resultados refletem o papel fundamental do Porto de Imbituba no cenário nacional como uma alternativa logística competitiva.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho, destacou a importância do desempenho do Porto de Imbituba para os resultados positivos de Santa Catarina em 2023 e ressaltou que o crescimento registrado em janeiro mantém essa tendência para o ano de 2024.

Segundo o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, as condições climáticas favoráveis e a demanda represada contribuíram significativamente para os bons números de movimentação em janeiro. Ele também enfatizou que o Porto vem se consolidando como uma alternativa logística competitiva no cenário nacional.

As exportações representaram 51,5% do total das operações realizadas em janeiro, com um crescimento de 36,2% na tonelagem enviada ao exterior em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as importações também tiveram um desempenho positivo, garantindo 40% das operações, com um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Quanto à cabotagem, que corresponde à navegação dentro do Brasil, ela representou 8,5% da movimentação do Porto em janeiro, apesar de uma leve queda na tonelagem da carga em comparação ao mesmo período do ano passado.

No segmento de granéis sólidos, que representou 89% do total de cargas movimentadas em janeiro, destacam-se produtos como coque de petróleo, hulha betuminosa, farelos de milho e soja, contêineres, sal, milho, soja, sulfato de sódio, cloreto de potássio, entre outros. Além disso, o Porto registrou o embarque de 574 toneladas de peças de um projeto de geração de energia eólica desenvolvido no estado do Ceará.

Dados do Governo Federal apontam que as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 195 milhões de dólares neste primeiro mês de 2024. Para o restante do ano, a Autoridade Portuária prevê um crescimento de 5% nas atividades portuárias e a movimentação de 8 milhões de toneladas de cargas. Como parte do Planejamento Estratégico da SCPar Porto de Imbituba, estão previstos investimentos estimados em mais de 96 milhões em obras e tecnologia da informação, visando aumentar a eficiência operacional e fortalecer a relação porto-cidade.

Fonte: https://www.guiamaritimo.com.br/

print