Obras no Porto do Açu vão gerar três mil vagas nos próximos anos

Obras no Porto do Açu vão gerar três mil vagas nos próximos anos

RIO — As obras do complexo de gás natural que está sendo construído no Porto do Açu, no Norte Fluminense, vão gerar cerca de 3 mil empregos diretos nos próximos anos. De acordo com José Magela, o diretor-presidente da Prumo Logística, operadora do porto, somente na construção da usina termelétrica GNA II, cujas obras serão iniciadas em 2019, serão geradas cerca de 2.500 vagas.

Nesta segunda-feira, o ministro de Minas e Energia Moreira Franco assinou contrato de outorga para a construção e operação da GNA II, que terá 1.700 megawatts (MW) de capacidade no Porto do Açu. Só a usina exigirá investimentos na faixa de R$ 4,1 bilhões.

A térmica GNA I está prevista para entrar em operação em 2021, e a GNA II em 2023. Já o terminal de GNL está previsto para ser concluído até 2020.

O complexo de gás está sendo realizado pela GNA, que é uma subsidiária da Prumo Logística em associação com a Siemens e a petroleira BP. Ao todo o complexo exigirá investimentos totais de cerca de R$ 8 bilhões. O diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke, destacou que o complexo já nasce como o maior de gás natural da América Latina, pois somadas as duas térmicas terão capacidade total de 3 mil MW.

Porém, segundo o executivo, a ideia é expandir o complexo com novos projetos, como também preparar a área com infraestrutura para poder receber, no futuro, o gás natural que será produzido no pré-sal da Bacia de Santos.

Fonte: Jornal Extra

print