Inmarsat é a provedora de VSAT marítimo que cresceu mais rápido em 2018

Pesquisa independente da Euroconsult confirma empresa como líder em crescimento neste ano.

A transformação digital na indústria de transporte comercial marítimo ultrapassará um importante marco em setembro. A Inmarsat confirmou hoje que o 5000º processo de instalação do Fleet Xpress, o único serviço VSAT (Very Small Aperture Terminal, do inglês), estação terrestre de comunicação bidirecional via satélite, de banda Ka disponível globalmente e de alta velocidade, projetado para mobilidade e disponível por um único operador, será concluído até o final do mês.

Após seu lançamento em março de 2016, o Fleet Xpress se consolidou como a líder de mercado na jornada da transformação digital em um momento em que empresas de transporte marítimo procuram garantir eficiência cada vez mais alta em seus navios e frotas, de modo a aumentar a lucratividade e aprimorar o bem-estar da tripulação.

Os últimos dados compilados pela Euroconsult, uma respeitada empresa especializada em análises de mercado, apontam que seis em cada dez instalações de VSAT realizadas no primeiro semestre de 2018 foram de Fleet Xpress. A pesquisa independente da Euroconsult confirmou também que a Inmarsat foi a empresa provedora de VSAT à indústria marítima que cresceu mais rápido no primeiro semestre de 2018, sendo responsável por mais de 1.500 dos 2.550 terminais instalados no setor inteiro.

“A adoção do Fleet Xpress por tantas embarcações ao redor do mundo em tão curto espaço de tempo indica que esse serviço se tornou a principal plataforma para a digitalização da indústria sair do papel”, afirma Ronald Spithout, Presidente da Inmarsat Maritime.

“A combinação de uma largura de banda maior, garantida pela constelação da Global Xpress, que utiliza a banda Ka e está disponível globalmente, e a comprovada confiabilidade do nosso serviço integrado na banda L, o FleetBroadband, faz com que o Fleet Xpress seja uma escolha extremamente atraente. Desde seu lançamento, a Inmarsat conquistou mais de 10.000 compromissos para instalação do Fleet Xpress, incluindo por parte das maiores provedoras de airtime (tempo de uso), como Speedcast, Marlink, Navarino e Tototheo”, complementa Spithout.

“O apetite por digitalização na indústria marítima é marcado por novas soluções que usam a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, no original em inglês) em cadeias de suprimento globais”, acrescenta Spithout. “O relatório ‘Industrial IoT on Land and at Sea’ (IoT industrial em terra e no mar, em tradução livre), publicado pela Inmarsat em julho e feito com base em uma pesquisa de mercado independente conduzida pela empresa Vanson Bourne e utilizando respostas de centenas de participantes dos mais variados setores, revela que, ao contrário do que se pensa, o transporte marítimo não é mais o ‘lanterninha’ do movimento de adoção de tecnologias IoT e, em alguns casos, está na liderança”.

A 5.000ª instalação em navio que será completada em breve é prova de como as maiores operadoras de embarcações estão priorizando a digitalização e criando centros remotos para operação de frota, além de estarem investindo fortemente em tecnologias em desenvolvimento. “O exemplo dado por grandes empresas está levando empresas menores a explorarem opções digitais e acelerarem seus esforços para fazer uso das eficiências disponíveis para assegurarem ganhos em competitividade.”, acrescentou Spithout.

“Muitas das operadoras de embarcações de pequeno e médio porte ainda estão no começo da jornada da digitalização. Elas estão completamente cientes de que suas infraestruturas de comunicação navio-terra não são suficientes para atingirem todas as suas metas. Nos últimos dois anos, observamos o crescente interesse desse grupo de fazer a transição de soluções antigas para o Fleet Xpress, à medida que os atraentes benefícios de operações baseadas em dados vão ficando mais claros”.

Em especial, a plataforma de tecnologia global Fleet Xpress oferece uma arquitetura flexível que permite que provedoras de soluções digitais assumam os custos da entrega de dados e conteúdo, removendo assim uma das barreiras para a adoção de novos serviços. Os preços dos nossos planos de dados dedicados fazem com que a conectividade necessária para execução de serviços operacionais indispensáveis a qualquer tipo de missão esteja sempre disponível.

Notavelmente, a plataforma de tecnologia global Fleet Xpress oferece a arquitetura flexível que permite que os provedores de soluções digitais suportem o custo da entrega de dados e conteúdo, removendo assim uma barreira à aceitação de novos serviços. Nossos planos de taxa de dados comprometidos garantem que a conectividade para a execução de serviços operacionais de missão crítica esteja sempre disponível.

Uma ampla seleção de pacotes de assinaturas permite que os custos de comunicação sejam reduzidos para atender às necessidades reais de conectividade, razão pela qual o Fleet Xpress encontrou popularidade em segmentos que vão desde dragas até barcos de pesquisa e barcos de pesca comercial até superiates. Oportunidades também estão ressurgindo no setor de petróleo e gás offshore, onde as perspectivas de utilização de plataformas e navios estão melhorando após quase quatro anos de baixos preços do petróleo.

Perfil — A Inmarsat é a principal fornecedora de serviços globais de comunicações por satélite móveis. Desde 1979, a Inmarsat vem fornecendo comunicações confiáveis de voz e dados de alta velocidade para governos, empresas e outras organizações, com uma variedade de serviços que podem ser usados em terra, no mar ou no ar. A Inmarsat opera em todo o mundo, com uma presença nos principais portos e centros de comércio em todos os continentes. As ações da Inmarsat são negociadas na London Stock Exchange (ISAT.L).

Fonte: Fator Brasil