i4sea firma contrato com Complexo do Pecém para suporte às tomadas de decisão

i4sea firma contrato com Complexo do Pecém para suporte às tomadas de decisão

Mais um complexo portuário será beneficiado pelas funcionalidades do i4cast®, software inteligente para suporte às tomadas de decisão em manobras e operações portuárias. O Complexo do Pecém, no Ceará, assinou contrato com a i4sea para implantação do sistema, com o objetivo de gerar inteligência climática na região através da tradução das previsões de mar e tempo de alta resolução e, dessa forma, ampliar a segurança da navegação e eficiência operacional.

“Iniciamos esse projeto com o Complexo do Pecém visando muito mais que aumentar a segurança da navegação e a eficiência operacional. Queremos construir uma parceria duradoura que facilite o trabalho e a tomada de decisões diárias, como temos visto com outros parceiros, como a Santos Brasil e o Porto do Açu”, afirma Bruno Balbi, cofundador da i4sea.

Com o uso do i4cast®, o Complexo do Pecém se tornará mais produtivo, com foco na ampliação da carga transportada pelas embarcações, devido ao aumento do calado dos navios, e maior disponibilidade dos berços com o planejamento mais assertivo das manobras de atracação e desatracação. Haverá ainda melhoria na resposta em eventos de vazamento de contaminantes e programação eficiente de dragagens de manutenção e aprofundamento.

“Com a implementação do calado dinâmico, o Porto do Pecém vai maximizar a operação de atracação/desatracação dos navios em relação à maré. Ou seja, passaremos a otimizar a eficiência operacional com a redução do tempo de atracação e espera das embarcações. Assim, passaremos a ter uma maior disponibilidade, melhorando a taxa de ocupação dos berços, garantindo a redução de riscos e aumentando a segurança das manobras. É um avanço na nossa operação que chega para celebrarmos os 20 anos do terminal portuário do Pecém”, celebra Waldir Sampaio, diretor de operações do Porto do Pecém.

O i4cast® é um software de inteligência climática que tem como objetivo aumentar a eficiência e segurança climática no setor marítimo e portuário, com suporte à tomada de decisão proativa e com transparência dos resultados. Trata-se de um sistema customizável, com a contratação de ferramentas de acordo com a necessidade de cada operação.

Para atender às demandas do Complexo do Pecém, diferentes ferramentas serão combinadas: Dynamic UKC Charts do i4cast®, que realiza a análise e previsão da Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ); Forecast Charts, que exibe ao usuário as condições de mar e tempo imediatas e futuras no trajeto das manobras; Operation Insights, o painel de janelas de operação; Analytics, uma ferramenta que exibe análises ambientais, operacionais e de validação customizáveis e em tempo real; e Sensor Charts, painel com parâmetros oceanográficos e meteorológicos medidos em tempo real.

 

Fonte: Portos e Navios

https://www.portosenavios.com.br

print