Diretor Presidente do SINDMESTRES acompanha visita de sindicalistas chineses no Estado

Secretário de Assuntos dos Trabalhadores em Portos e Vias Navegáveis da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), o Diretor Presidente do Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos (SINDMESTRES), Valter Martins Ramos, acompanhou a visita de intercâmbio da delegação de sindicalistas chineses no Rio de Janeiro, neste final de semana.

No Brasil desde a quarta-feira, 10, a delegação passou pela UGT nacional, em São Paulo, onde foi recebida pelo presidente Ricardo Patah. O grupo chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 e foi recepcionado pelo presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte Costa; visitaram a sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sitraicp), as obras do VLT e a Zona Portuária.

“Temos uma boa relação com os chineses que sempre nos recebe muito bem. A troca de informações e experiências é fundamental para a renovação e fortalecimento das ações de luta pelos direitos dos trabalhadores brasileiros e chineses”, destaca Valter Martins Ramos.

Os chineses foram recebidos pelo presidente da UGT, Ricardo Patah, e por dirigentes da Central: Canindé Pegado, secretário Geral; Salim Reis, vice-presidente; Moacyr Pereira, secretário de Finanças; Roberto Nolasco, coordenador de Finanças; Antonio Duarte, presidente do Ipros (Instituto de Promoção Social); Gustavo Garcia, coordenador de Projetos de Trabalho Decente; e Calisto Cardoso de Brito, presidente do Sindicato dos Securitários, entidade filiada à UGT.

Na ocasião, a delegação fez muitas perguntas sobre o funcionamento da Central. “Valorizamos a relação bilateral entre Brasil e China e temos aqui uma grande oportunidade de aprender com o compartilhamento de experiências”, disse Mi Huiwen.