Diretor-geral da ANTAQ afirma que ambiente está favorável para o desenvolvimento do setor hidroviário
Em seu discurso de abertura no evento “Diálogos Hidroviáveis”, Eduardo Nery fez um balanço sobre ações feitas nos últimos anos para viabilizar hidrovias no país
O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, afirmou que a realidade brasileira é favorável para o desenvolvimento do modal hidroviário no Brasil. A fala aconteceu durante a abertura do “Diálogos Hidroviáveis”, evento promovido pela Adecon (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte), realizado nesta quarta-feira (22), em Brasília.
Em seu discurso de abertura dos trabalhos, Eduardo Nery disse que já conversou com o ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, e que ambos estão alinhados quanto a necessidade em desenvolver o modal.
“Em minhas primeiras conversas com o ministro Marcio França, ele demonstrou ter uma visão especial sobre o setor. Portanto, é um ambiente muito favorável para que as nossas hidrovias tenham o desenvolvimento esperado”, falou.
O diretor-geral fez ainda um balanço dos dois últimos anos de ações voltadas ao desenvolvimento hidroviário no país. Segundo Nery, obras importantes vêm avançando no setor. Entre elas, a de desenvolvimento do Rio Tocantins, em especial as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço.
“De dois anos para cá vejo ações concretas sendo iniciadas. Em novembro do ano passado, por exemplo, fizemos uma visita ao Pedral do Lourenço. Uma obra emblemática com a participação de diversos órgãos e agências. O RDC já está contratado pelo Dnit, com o projeto sendo elaborado. Agora, aguardamos a questão do licenciamento ambiental para podermos tocar essa obra tão vantajosa para o meio ambiente”, disse.
Lagoa-Mirim
Nery também falou sobre as ações feitas para viabilizar a concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa de Patos, no Rio Grande do Sul. Ligação entre Brasil e Uruguai, a hidrovia é constituída por trechos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.
Para o diretor-geral, o grupo de trabalho para analisar os estudos de viabilidade para a concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim – integrado pela ANTAQ, Ministério de Portos e Aeroportos, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – trará novos conhecimentos para o país relativos a concessões de hidrovias.
“Temos outra iniciativa em curso que é a hidrovia da Lagoa Mirim. Ela deve ser a primeira concessão hidroviária do país. Nós temos um grupo de trabalho construindo uma gama de conhecimento que ainda não se tinha”, afirmou.
Além do diretor-geral da ANTAQ, a cerimônia de abertura do evento “Diálogos Hidroviáveis” contou com a presença do secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, do presidente da Adecon, Roland Klein, da diretora de infraestrutura aquaviária do Dnit, Karoline Lemos, do diretor de Relações Institucionais da FRENLOGI, Edinho Bez, e do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ANTAQ
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