Complexo portuário de Itajaí e Navegantes recebe nova draga

Complexo portuário de Itajaí e Navegantes recebe nova draga

Capacidade de movimentar sedimentos chega a 10 mil metros cúbicos

Chegou ao Complexo Portuário de Itajaí e de Navegantes nesta segunda-feira (15) a nova draga hopper para reforçar as atividades de dragagem na região. A embarcação estava operando no Porto de São Francisco do Sul (SC).

Trata-se da Draga Hopper “Lelystad”, do tipo TSHD (trailing Suction Hopper Dredger), que opera succionando sedimentos no fundo do rio através de dois tubos, um de cada bordo. Sua origem de fabricação é holandesa.

Construída em 1986, possui 136,97 metros de comprimento por 26,07 de boca (largura). Com um peso bruto de 13.200 toneladas. Conta com dois motores diesel Wartsila de 9 cilindros cada. Pode dragar 10 mil metros cúbicos em cada viagem.

Os serviços de dragagem fazem parte de um plano contratual entre autoridade portuária e a Van Oord, empresa responsável pela manutenção do calado operacional do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, através de um contrato ativo de cinco anos (2019/2024). O calado operacional é de até 14 metros de profundidade.

Além da “Lelystad”, o complexo portuário também conta com as atividades da draga de fabricação alemã “NJörd”. Vinda da Alemanha em 21 de fevereiro, em 3 de março iniciou seus trabalhos. É uma draga de injeção de água e possui três vezes mais potência que a draga “Odin”, que estava atuando no complexo e foi substituída pela “NJörd”. Não há previsão de sua saída e diariamente atua na manutenção do canal.

A Draga hopper “Lelystad” fará todos os serviços de dragagem ao longo do canal de acesso ao complexo portuário até a saída dos molhes, também em frente à área da bacia de evolução 01 (nas áreas da APMT, cais público e Portonave), e ainda na região norte na área da nova bacia de evolução (bacia 02).

Fonte: Portos e Navios.

print